Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

FC Porto dita leis na Liga

Sporting voltou a tropeçar e vê o Benfica fugir no segundo lugar, na semana em que Simão alcançou Postiga na liderança dos melhores marcadores.

A 19ª jornada provocou alterações na classificação. Na frente, nada de novo. O FC Porto goleou o Beira-Mar (5-0) e o Benfica bateu o Paços de Ferreira (3-1). Surpreendente foi o empate a zero cedido pelo Sporting, em Alvalade, diante do Aves, último classificado da Liga, que fez com que os "leões" ficassem mais longe dos seus mais directos rivais.

Na Madeira, o Marítimo bateu a U. Leiria e subiu ao quinto lugar, em igualdade com a equipa leiriense e apenas a três pontos do quarto, o Sp. Braga, que bateu o E. Amadora por 2-1, colocando um ponto final na série invicta da equipa de Daúto Faquirá.

Em alta continua o Boavista, que venceu em Coimbra por 2-0, continuando assim a sua recuperação na tabela. Quem teima em não encontrar o caminho dos triunfos é o V. Setúbal. Desta feita, os sadinos cederam um empate, em casa, diante do Nacional (1-1).

Aves "engripa" Sporting

A jornada começou na sexta-feira, em Alvalade, e logo com uma surpresa. Frente ao último classificado da Liga, o Sporting não conseguiu melhor do que um empate a zero, a que juntou uma das exibições mais cinzentas da temporada.

Ainda assim, o Sporting foi sempre superior, mesmo que sem conseguir um número elevado de ocasiões de golo. Liedson ainda introduziu a bola na baliza de Nuno, mas uma falta de Bueno e um fora-de-jogo obrigaram o árbitro a anular as intenções do "levezinho".

No final do encontro, Paulo Bento mostrou-se extremamente insatisfeito com o resultado e com a exibição da equipa, aceitando a justiça do resultado: "Tivemos o que merecemos", disse.

Força de campeão

Se a "gripe das aves" atacou em Alvalade, em Aveiro pode dizer-se que os jogadores do Beira-Mar estiveram demasiado moles. A equipa de Francisco Soler até se comportou bem na maior parte do tempo, ainda que se tenha visto em desvantagem logo aos 17 minutos, com um golo de Lisandro Lopez.

O pior, para a formação aveirense, aconteceu entre os 70 e os 76 minutos, altura em que o FC Porto fez três golos de rajada (Lucho, Raúl Meireles e Alan), decidindo o jogo a abrindo as hostes para a maior goleada da temporada. Até final, Adriano ainda teve tempo para fazer o quinto, de grande penalidade.

Cumpridas que estão 19 jornadas, o campeão mostra, claramente, a sua força. Quinze vitórias, melhor ataque, melhor defesa e melhor marcador da prova. Com factos destes, restam poucas dúvidas sobre a chama do dragão.

Benfica pressiona

Com o Sporting a perder fôlego (quatro empates nos últimos cinco jogos), o Benfica começa a perfilar-se como o mais directo adversário do FC Porto na corrida ao título.

Na Luz, como tinha dito Fernando Santos, o Benfica provou mesmo ser imbatível. Pelo menos até ao momento, assim o é. Os encarnados venceram o Paços de Ferreira por 3-1, com um "bis" de Simão e com um tento de Nuno Gomes.

O capitão do Benfica é já, a par de Postiga, o líder dos marcadores da Liga. Já Nuno Gomes voltou aos golos, após longo jejum, que já tinha servido para choverem críticas ao jogador.

Esta semana há Taça de Portugal, realizando-se todos os jogos dos quartos-de-final da competição. No próximo fim-de-semana continua a Liga, com os grandes de Lisboa a terem encontros fora da capital. O Sporting desloca-se a Leiria, enquanto o Benfica joga na Vila das Aves.

Depois de 9-0 em golos nos últimos dois jogos, o FC Porto recebe o Sp. Braga, agora orientado por Jorge Costa, símbolo vivo dos "dragões".

 

RESULTADOS DA 19.ª JORNADA

. Sporting - Desp. Aves, 0-0

. Académica - Boavista, 0-2

. Naval - Belenenses, 2-3

. V. Setúbal - Nacional, 1-1

. Beira-Mar - FC Porto, 0-5

. Marítimo - U. Leiria, 2-1

. Sporting de Braga - E. Amadora, 2-1

. Benfica - Paços Ferreira, 3-1

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 46 pontos

. 2. Benfica, 42

. 3. Sporting, 39

. 4. Sp. Braga, 31

. 5. Marítimo, 28

. 6. U. Leiria, 28

. 7. Belenenses, 27

. 8. P. Ferreira, 26

. 9. Nacional, 25

. 10. Naval, 24

. 11. Boavista, 23

. 12. E. Amadora, 21

. 13. Académica, 19

. 14. V. Setúbal, 14

. 15. Beira-Mar, 13

. 16. Desportivo das Aves, 11