Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

FC Porto com estrelinha de campeão

Golo de Ricardo Quaresma nos descontos valeu triunfo importante sobre o Besiktas, numa jornada em que o Marselha venceu o Liverpool em Anfield Road.

Ricardo Capela

Todos os campeões têm a sua estrelinha... da sorte. E foi essa estrelinha que ajudou o FC Porto a vencer o Besiktas, em Istambul, por 1-0. O golo do triunfo foi obtido por Ricardo Quaresma, já em tempo de descontos, após passe de Lucho Gonzalez.

Acima de tudo, e seguindo o exemplo dado ontem pelo Sporting, o FC Porto soube sofrer. O campeão nacional aguentou a pressão e o ambiente infernal do estádio, e conseguiu somar três pontos preciosos na qualificação. Aliás, foi isso mesmo que Jesualdo Ferreira reconheceu no final: "colocámo-nos em boa posição para passar aos oitavos-de-final", disse o técnico azul-e-branco.

Na primeira parte, os turcos foram sempre mais perigosos, sobretudo através de lances de bola parada - Tello foi o marcador de serviço - mas Helton e a falta de pontaria dos jogadores da casa foram mantendo o empate. Em 45 minutos, o melhor que se viu do FC Porto foi um remate de longe de Raul Meireles, que também passou longe da trave.

Apostar no contra-ataque

Na segunda parte, o Besiktas lançou-se em busca da vitória, e o FC Porto foi aceitando a posição de dominado, baixando no terreno, como prova a substituição de Tarik Sektioui por Marek Cech, aos 66 minutos. Os turcos insistiram, mas Helton estava determinado a manter a sua baliza fechada. Os dragões apostavam no contra-ataque e foi dessa forma que, na última jogada do encontro, Quaresma encontrou o caminho das redes e deu a vitória à sua equipa. Um triunfo importantíssimo, numa jornada em que o Marselha conseguiu uma surpreendente vitória no terreno do Liverpool.

No final do jogo, e apesar do sofrimento, Ricardo Quaresma mostrou-se confiante. "Sabia que o golo ia aparecer", disse extremo portista.

"O ambiente no estádio estava fantástico. Toda a gente gosta de jogar assim. Foi complicado vencer, mas estamos de parabéns. Não sou pessoa de ficar nervoso e tinha confiança nesta equipa. Sabia que o golo ia aparecer. Deu-me gozo jogar aqui. Agora a viagem para Portugal é longa e teremos tempo para descansar", foram as palavras do "harry potter" português.

Com este triunfo, o FC Porto passa agora a ocupar o segundo lugar do Grupo A, com quatro pontos, menos dois que o líder Marselha e mais três do que o Liverpool. O Besiktas fecha a classificação, ainda sem qualquer ponto.

Na próxima jornada, marcada para o dia 24 de Outubro, o bicampeão nacional visita o Vélodrome, para medir forças com o surpreendente Marselha, enquanto o Besiktas volta a jogar em casa, desta vez com o Liverpool.