Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

FC Porto cada vez mais líder

Na jornada dos "derbies", o campeão aproveitou o empate da Luz para se distanciar ainda mais. Marítimo e Vitória de Guimarães continuam a surpreender.

Ricardo Capela

Terminou ontem a sexta jornada da Bwin Liga, com um empate a um golo entre Académica e Leixões. Um resultado "normal", num jogo em que está o Leixões, que tem nada mais, nada menos do que seis empates em outros tantos jogos.

No entanto, o maior destaque da jornada terá mesmo que ser dado ao FC Porto. O campeão segue invicto - seis jogos, seis vitórias - e, tirando partido do empate da Luz, entre Benfica e Sporting, aumentou a vantagem na classificação sobre os mais directos rivais na luta pelo título. Os dragões têm, agora, sete pontos de vantagem sobre o Sporting e oito sobre o Benfica. Os grandes de Lisboa foram mesmo ultrapassados por Marítimo e Vitória de Guimarães, que continuam, desta forma, a ser as maiores sensações deste início de temporada, a par do Vitória de Setúbal, que com uma vitória sobre a União de Leiria se colou ao Benfica na tabela.

A sexta jornada voltou a ser marcada pela polémica. Os trabalhos dos árbitros voltaram a ser muito criticados, com especial destaque para o de Pedro Henriques, no Benfica - Sporting e o de Olegário Benquerença, no Vitória de Guimarães - Sporting de Braga. Uma situação comum nos últimos tempos, em que o sector da arbitragem tem estado debaixo de fogo, mas que motivou, desta vez, uma intervenção do presidente da Liga, Hermínio Loureiro, que saiu em defesa da Comissão de Arbitragem do organismo que preside.

"Está a fazer um ano que tomei posse como presidente da Liga. Se tivesse que escolher novamente um presidente para a Comissão de Arbitragem escolheria, sem sombra de dúvidas, o Vítor Pereira", disse Hermínio Loureiro.

A próxima jornada - a sétima - tem o seu ponto de maior interesse no Estádio de Alvalade, onde o Sporting recebe o Vitória de Guimarães. Os leões são o único grande a actuar em casa, já que o Benfica se desloca a Leiria e o FC Porto a Coimbra. Antes, no entanto, as três equipas têm encontros importantes para a Liga dos Campeões. O Sporting joga hoje (19h45) em Kiev, com o Dínamo, o Benfica recebe amanhã os também ucranianos do Shakthar Donetsk e o FC Porto defronta, também amanhã, os turcos do Besiktas, de Rodrigo Tello.

. Benfica - Sporting,0-0

. FC Porto - Boavista,2-0

. Estrela da Amadora - Marítimo,1-1

. Vitória de Setúbal - União de Leiria,2-0

. Nacional - Naval,2-0

. Belenenses - Paços de Ferreira,1-0

. Vitória de Guimarães - Sporting de Braga,1-0

. Académica - Leixões,1-1

1. FC Porto,18 pontos

2. Marítimo,13

3. Vitória de Guimarães,12

4. Sporting,11

5. Benfica,10

6. Vitória de Setúbal,10

7. Sporting de Braga,7

8. Belenenses,7

9. Nacional,6

10. Académica,6

11. Leixões,6

12. Estrela da Amadora,6

13. Boavista,4

14. União de Leiria,3

15. Paços de Ferreira,2

16. Naval,2