Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

F1 Motonáutica: Português faz terceiro melhor tempo

Duarte Benavente, o único piloto português a competir no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de Motonáutica, conseguiu o terceiro melhor tempona qualificação para o Grande Prémio de Portugal, em Portimão.

Mário Lino (www.expresso.pt)

Benavente fez no sábado a sua melhor volta ao circuito de 1840 metros, em 42,74 segundos, mais 48 centésimos que o italiano Francesco Cantando (Singha F1), que gastou 42,26 segundos, o que lhe permite sair do terceiro lugar da grelha para a corrida de domingo.

O único piloto português a competir na F1, registou nos treinos livres o sexto melhor tempo, 40,83 segundos, a um minuto de Ahmad Al-Hameli, dos Emirados Árabes Unidos (39,83).Duarte Benavente, aponta a sua prestação como "fruto do trabalho que tem sido desenvolvido pela equipa", e realça que o mundial "está a começar bem".

"O barco teve um bom comportamento, o que permitiu fazer o terceiro tempo", disse o piloto português, acrescentando que "a água estava difícil e era perigoso cometer erros"."Começámos com o pé direito e espero no domingo fazer uma boa corrida", destacou.

O piloto português, 11.º classificado no mundial 2009, com 41 pontos, e que persegue a primeira vitória num Grande Prémio, está confiante "num bom resultado", mas ressalva que "por muita dedicação e esforço que se ponha numa corrida, acontecem coisas imprevisíveis que acabam por deitar por terra o trabalho de meses".

Para além disso, ao Expresso, o piloto lamenta a falta de apoios à modalidade (ver vídeo), isto apesar de já ter sido oito vezes campeão nacional, campeão europeu e até campeão do mundo em diferentes modalidades da motonáutica. "Se ganharmos, é difícil termos apoios, senão ganharmos então é praticamente impossível", desabafa o piloto da Atlantic Team, que quer ficar amanhã entre os cinco primeiros na corrida do Grande Prémio de Portugal do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de Motonáutica, que começa hoje às 14h00 e tem transmissão televisiva na RTP2.