Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Espanhol no caminho do Benfica

Encarnados jogam com a equipa de Barcelona e, em caso de vitória, medem forças com o vencedor da eliminatória entre AZ Alkmaar e Werder Bremen.

Depois de romenos e franceses, seguem-se espanhois. Depois de Dínamo de Bucareste e PSG, segue-se o Espanhol de Barcelona. A equipa catalã é o próximo obstáculo rumo à conquista da Taça UEFA, ditou o sorteio, realizado esta sexta-feira em Glasgow, palco da grande final, marcada para o dia 16 de Maio.

Tal como nos "oitavos", frente ao PSG, o Benfica jogará a primeira-mão fora de casa. O primeiro jogo será no Estádio Olímpico de Montjuic, a 5 de Abril. O Espanhol desloca-se ao Estádio da Luz no dia 12 do mesmo mês.

O sorteio ditou também que, em caso de vitória, o Benfica jogará as meias-finais com o vencedor da eliminatória entre AZ Alkmaar e Werder Bremen.

Além dos jogos Benfica - Espanhol e AZ - Werder Bremen, o sorteio ditou também os confrontos entre Sevilha e Tottenham e entre Bayer Leverkusen e Osasuna.

Tamudo, a bandeira

O Espanhol ocupa, neste momento, o nono lugar na liga do país vizinho, com 37 pontos, e ainda luta por um lugar na Taça UEFA.

A principal referência da equipa é o capitão, Raul Tamudo, um histórico do clube e um goleador por excelência. Tamudo tem, até agora, 10 golos da liga, ocupando a sexta posição da tabela de melhores marcadores, atrás de Kanouté, Ronaldinho, Diego Milito, Van Nistelrooy e Morientes.

Mas a equipa, que não é de topo em Espanha, não se esgota em Tamudo. Na baliza mora o camaronês Kameni, de apenas 22 anos, e que alia a elastecidade ao espectáculo. Um bom guarda-redes, embora nem sempre muito seguro.

Na defesa, brilha Jarque que, aos 23 anos, é visto como um jogador de grande futuro. No centro, De La Peña marca todos os ritmos da equipa, e municia o ataque, formado pela bandeira, Raul Tamudo, e pelo uruguaio Walter Pandiani, que é, nesta altura, o segundo melhor marcador da Taça UEFA, com 9 golos, menos um que Niculescu, que já não está em prova.

O treinador é Ernesto Valverde, de 43 anos, e comandou a equipa a oito vitórias nos dez jogos disputados na Taça UEFA. Os catalães têm, até ao momento, o impressionante registo de 24 golos marcados e seis sofridos. No percurso da equipa destacam-se as vitórias no terreno do Sparta de Praga e do Ajax, ambas por 2-0.

TAÇA UEFA: QUARTOS-DE-FINAL

. Espanhol (Espanha) - BENFICA (PORTUGAL)

. Sevilha (Espanha) - Tottenham (Inglaterra)

. AZ Alkmaar (Holanda) – Werder Bremen (Alemanha)

. Bayer Leverkusen (Alemanha) - Osasuna (Espanha)

 

TAÇA UEFA: MEIAS-FINAIS

. vencedor do Espanhol - Benfica vs. vencedor do AZ Alkmaar - Werder Bremen

. vencedor do Bayer Leverkusen - Osasuna vs. vencedor do Sevilha - Tottenham