Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Di Maria é a 5ª transferência mais cara do futebol português

Venda do passe de Di Maria por 25 milhões de euros, pagos pelo Real Madrid ao Benfica, coloca o argentino no 5.º lugar das transferências mais valiosas do futebol português, todas conduzidas por Jorge Mendes.

Isabel Paulo (www.expresso.pt)

Após mais de um mês de negociações, Luís Filipe Vieira aceitou a proposta do Real Madrid de 25 milhões de euros do Real Madrid, baixando em 15 milhões a claúsula de rescisão do internacional de 22 anos, fixada em Outubro de 2009 em 40 milhões de euros.

A alienação do passe de Di Maria poderá, contudo, ser inflacionada até 36 milhões de euros, dependendo da carreira desportiva da equipa liderada por José Mourinho e do número de jogos em que o argentino vier a ser utilizado.

Para já, nos cofres do Benfica entrarão 17,5 milhões de euros, valor equivalente a 70% do passe do jogador.

Refira-se que, em outubro de 2010, a Benfica SAD vendeu à Benfica Stars Fund, investimento gerido por uma empresa do Grupo BES, 20% do passe de Di Maria, adquiridos por 4,4 milhões de euros. 

Jorge Mendes também ganha com transferência

Outros 10% dos direitos económicos de Di Maria são detidos pela Gestifute, empresa do empresário Jorge Mendes, que há dois anos pagou 1 milhão de euros pela parcela do passe. 

A primeira contratação da era Mourinho no Real Madrid coloca assim Di Maria em 5.º lugar no ranking das transferências mais valiosas de sempre do futebol português, lista comandada desde 2007 pelo brasileiro Anderson, adquirido pelo Manchester United ao FC Porto por 31,5 milhões de euros.

Anderson (FC Porto/Manchester United) - 31,5 milhões de euros Pepe (FC Porto/Real Madrid) - 30 milhões de euros Ricardo Carvalho (FC Porto/Chelsea) - 30 milhões de euros Nani (Sporting/Manchester United) - 25.5 milhões euros Di Maria (Benfica/Real Madrid) - 25 milhões de euros 

Os cinco negócios foram todos intermediados pelo agente FIFA Jorge Mendes.