Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Derlei pronto para a estreia

Benfica e Boavista dão o pontapé de saída da 17ª jornada às 20h30. Derlei está pronto para a estreia, mas David Luiz ainda não é opção.

A 17ª jornada da Liga arranca hoje, no Estádio da Luz, com a recepção do Benfica ao Boavista, no jogo grande de uma jornada em que os três grandes jogam em casa.

Amanhã entram em acção o FC Porto, que recebe o E. Amadora (19h15) e o Sporting, diante do Nacional (21h15).

A jornada fica também marcada pelas estreias dos últimos reforços de Inverno, onde se destaca Derlei. O "ninja", como ficou conhecido na sua primeira passagem por Portugal, está preparado para entrar em acção, e Fernando Santos já o convocou para o encontro desta noite, frente ao Boavista.

Os axadrezados também vão estrear o seu último reforço, Kazimierczack, já baptizado de Kaziu, dadas as parecenças do nome com o do seu compatriota Kaz (Kazmierczack).

Diante das panteras, o Benfica vai querer vingar a pesada derrota sofrida no estádio do Bessa (3-0), mas terá pela frente o treinador que mais vezes na história conseguiu vencer no Estádio da Luz. Jaime Pacheco é uma verdadeira "besta negra" das águias, somando já três triunfos na catedral, mais um que Manuel José, Otto Glória e Vítor Oliveira.

Ainda assim, a missão do Boavista adivinha-se difícil, já que terá pela frente uma equipa que não é derrotada em casa desde o dia 28 de Janeiro de 2006, quando o Sporting venceu na Luz por 3-1.

No Benfica, Fernando Santos terá as mesmas ausências das últimas semanas, com Miccoli lesionado e Nuno Assis castigado. Com Derlei operacional, o técnico optou por chamar o luso-brasileiro, enquanto o outro reforço de Inverno, David Luiz, terá que esperar para se estrear de águia ao peito.

Do lado da equipa nortenha, Zé Manuel é a grande ausência, ficando a cumprir um jogo de castigo depois da expulsão frente ao Sporting. Para o seu lugar deverá entrar o jovem Hugo Monteiro. De resto, é previsível que a equipa seja a mesma que defrontou os "leões".

Vitória precisa-se

No Sábado é a vez dos outros grandes entrarem em acção. FC Porto e Sporting procuram o regresso às vitórias, depois de terem registado resultados negativos na última jornada.

No Dragão, o líder e campeão nacional defronta o E. Amadora, sem perder há sete jogos. O FC Porto não poderá contar com dois dos seus principais elementos, Quaresma e Pepe, ambos castigados, e Jesualdo Ferreira deverá lançar Ricardo Costa e Vieirinha.

De regresso está Bosingwa, após cumprir castigo, sendo esperado que recupere a titularidade, deixando Fucile e Mareque a lutar pela vaga de lateral-esquerdo.

Do lado do E. Amadora, Daúto Faquirá procura ser o primeiro treinador da história do clube amadorense a conseguir vencer o FC Porto fora do Estádio José Gomes. O técnico tricolor não pode, no entanto, contar com Ndiaye e Jaime, duas baixas de peso na equipa, e ainda tem a dúvida quanto à utilização do ganês Moses.

Poucas horas depois, em Alvalade, o Sporting recebe o Nacional da Madeira, e procura regressar às vitórias, depois dos empates no Restelo e no Bessa.

Paulo Bento, que não pode contar com o castigado Alecsandro e com o lesionado Carlos Paredes, deverá apresentar algumas alterações na equipa, fazendo entrar Yannick Djaló para o lugar de "Alecs" e promovendo os regressos de Miguel Veloso e Carlos Martins ao onze, muito provavelmente para os lugares de Custódio e Romagnoli.

No Nacional, Cássio é a grande dúvida, enquanto de entre os três reforços, apenas Leandro do Bomfim, emprestado aos "alvi-negros" pelo FC Porto, poderá fazer a sua estreia.

A jornada termina no Domingo à noite, em Braga, onde a equipa de Rogério Gonçalves recebe o Desportivo das Aves.

JOGOS DA 15.ª JORNADA

. Benfica - Boavista

Sexta-feira, 20h30, Estádio da Luz [SPORTTV2]

. FC Porto - E. Amadora

Sábado, 19h15, Estádio do Dragão [SPORTTV1]

. Sporting - Nacional

Sábado, 21h15, Estádio Alvalade XXI [TVI]

. Naval - Académica

Domingo, 16h, Estádio Manuel Bento Pessoa

. V. Setúbal - Belenenses

Domingo, 16h, Estádio do Bomfim

. Marítimo - P. Ferreira

Domingo, 16h00, Estádio dos Barreiros

. Beira-Mar - U. Leiria

Domingo, 16h00, Estádio Municipal de Aveiro

. Sp. Braga - D. Aves

Segunda-feira, 19h45, Estádio Municipal de Braga [SPORTTV1]