Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Cristiano Ronaldo e Deco candidatos a melhor do Mundo da FIFA

A decisão final é feita pelos seleccionadores e capitães das selecções nacionais de cada país

Armando Franca/AP

Extremo do Manchester United e médio do Barcelona são os únicos representantes portugueses numa lista com nomes de 15 nações.

Ricardo Capela

Cristiano Ronaldo e Deco estão entre os candidatos nomeados pela FIFA para o prémio "World Player of the Year". A lista é composta por 30 atletas e foi divulgada esta manhã.

Entre os candidatos ao prémio predominam os médios e os avançados (11), face à presença de apenas cinco defesas e dois guarda-redes. Numa lista com representantes de 15 nações, a Itália é a que mais nomeados tem (5), contra quatro da França e da Inglaterra e apenas três do Brasil. Entre os clubes, o Barcelona é dominador, com sete representantes, seguido do Chelsea, com cinco, e do Milan, com quatro.

A lista de 30 jogadores nomeados pela FIFA resulta de uma escolha feita por um grupo de peritos do organismo máximo do futebol mundial mas a decisão final é fruto de uma votação feita pelos seleccionadores e capitães das selecções nacionais de cada país. Como é norma das edições anteriores, cada um - capitão e treinador - votará em três nomes, por ordem preferencial, e sem hipótese de votar em nomes do seu país. O nome do sucessor de Fabio Cannavaro como melhor jogador do mundo será conhecido oficialmente no dia 17 de Dezembro.

. Guarda-redes: Buffon (Itália) e Cech (Rep. Checa)

. Defesas: Cannavaro e Nesta (Itália), Terry (Inglaterra), Lahm (Alemanha), Marquez (México) e Thuram (França)

. Médios: Deco (PORTUGAL), Essien (Gana), Gattuso e Pirlo (Itália), Gerrard e Lampard (Inglaterra), Ribéry e Vieira (França), Juninho Pernambucano e Kaká (Brasil) e Riquelme (Argentina)

. Avançados: Cristiano Ronaldo (PORTUGAL), Drogba (Costa do Marfim), Eto'o (Camarões), Henry (França), Klose (Alemanha), Messi e Tevez (Argentina), Ronaldinho (Brasil), Rooney (Inglaterra), Fernando Torres (Espanha) e Van Nilstelrooy (Holanda)