Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Corrida pelo título apenas para dois

Sporting somou quinto empate nos últimos seis jogos, perdeu Liedson (expulso) e viu os rivais afastarem-se ainda mais.

A jornada 20 apenas termina hoje, com a recepção do Boavista ao Belenenses mas, para já, podem retirar-se algumas conclusões. Começando por cima, os resultados mostram que o Sporting voltou a empatar, cedendo pontos aos rivais da frente.

Os "leões" estão já a nove do líder e a cinco do Benfica, pelo que o título parece ser, cada vez mais, uma miragem , para os lados de Alvalade.

Aves, Beira-Mar e Vitória de Setúbal voltaram a perder, e parecem mesmo ser os principais candidatos à descida de divisão. São, aqui, três galos para dois poleiros, uma vez que apenas duas equipas serão despromovidas no final da temporada.

Corrida a dois

O Sporting, com o nulo em Leiria, somou o quinto empate nos últimos seis jogos, e pode ter dito adeus ao título que, ao que tudo indica, será disputado entre FC Porto e Benfica.

Esta semana, ambos venceram, e pelo mesmo resultado (1-0). No Dragão, no jogo de todos os reencontros, entre FC Porto e Sporting de Braga, a equipa de Jesualdo foi mais forte e venceu, com golo de Adriano. O brasileiro rendeu Postiga na equipa, uma aposta claramente ganha do professor. Ainda assim, nem tudo são rosas, já que o FC Porto viu Bosingwa lesionar-se, ficando, desde logo, arredado da decisão da Liga dos Campeões, em Stamford Bridge.

Na Vila das Aves, o Benfica também venceu. Os encarnados protagonizaram uma exibição cinzenta, mas tiveram a sorte que anda, desde sempre, lado a lado com os campeões. Nuno Gomes, muito criticado nas últimas semanas devido à sua pouca produtividade, fez o golo da vitória. Quim, entretanto, foi outro dos heróis da vitória, defendendo, aos 35 minutos, uma grande penalidade de Hernâni.

Nulo repete-se

O Sporting não acompanhou os resultados dos rivais e, em Leiria, voltou a deixar pontos. Os "leões" não perderam fora de Alvalade até agora, é um facto, mas nos últimos quatro jogos essa invencibilidade não trouxe qualquer vitória. Restelo, Bessa, Mata Real e Magalhães Pessoa foram os quatro recintos, e, no final, quatro pontos conquistados em 12 possíveis.

Em Leiria, o Sporting pode até queixar-se do árbitro e, como Paulo Bento disse, protestar o jogo. É verdade que, antes da agressão a Rossato, Liedson foi carregado em falta, ficando por assinalar uma grande penalidade. E é verdade, também, que causa alguma estranheza a diferença de punição a dois jogadores que se envolveram. Mas, acima de tudo, o Sporting deve queixar-se da sua ineficácia. É que, quer com 11 quer com 10, os leões tiveram oportunidades de sobra para vencer o jogo. Não marcaram, e é isso que ficará para a história.

Quanto à expulsão de Liedson, a história é diferente. O vermelho directo não deve dar menos do que dois jogos de suspensão, o que equivale a dizer que não deverá jogar no Dragão, daqui a duas semanas. O levezinho prejudica, assim, duplamente a equipa, ainda mais quando se adivinha que, no Dragão, o Sporting jogará, por certo, a sua última cartada na luta pelo título.

Nos restantes jogos da semana, o Estrela da Amadora regressou às vitórias, vencendo o Marítimo por 1-0. Na Madeira, o Nacional goleou a Académica (4-0) e, em Aveiro, a Naval venceu o Beira-Mar por 3-1, e ajudou afundar ainda mais a equipa de Paco Soler na tabela.

 

RESULTADOS DA 19.ª JORNADA

. Paços Ferreira – Vitória Setúbal, 1-0

. FC Porto – Sporting de Braga, 1-0

. Desportivo das Aves – Benfica, 0-1

. Estrela da Amadora – Marítimo, 1-0

. Nacional – Académica, 4-0

. Beira-Mar – Naval, 3-1

. União de Leira – Sporting, 0-0

. Boavista – Belenenses, segunda-feira, 19h45, Estádio do Bessa [SPORTTV1]

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 49 pontos

. 2. Benfica, 45

. 3. Sporting, 40

. 4. Sporting de Braga, 31

. 5. União de Leiria, 29

. 6. Paços de Ferreira, 29

. 7. Marítimo, 28

. 8. Nacional, 28

. 9. Belenenses, 27 (menos um jogo)

. 10. Naval, 27

. 11. Estrela da Amadora, 24

. 12. Boavista, 23 (menos um jogo)

. 13. Académica, 19

. 14. Vitória de Setúbal, 14

. 15. Beira-Mar, 13

. 16. Desportivo das Aves, 11