Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Carla Couto iguala Luís Figo

A jogadora de futebol feminino Carla Couto, que se transferiu esta semana para uma equipa norueguesa, atingiu hoje as 127 internacionalizações pela selecção portuguesa, igualando o número histórico de Luís Figo.

Mariana Cabral (www.expresso.pt)

127 internacionalizações pela selecção portuguesa. O recorde era detido por Luís Figo, mas em breve passará para outras mãos (ou pés...).

Carla Couto, jogadora de futebol feminino de 36 anos, igualou hoje o número histórico de Luís Figo, ao alinhar pela selecção portuguesa feminina na Finlândia, frente à congénere local.

O dia não foi de alegria para Portugal, no entanto, uma vez que a selecção comandada por Mónica Jorge perdeu por 4-1, em jogo a contar para o Grupo 7 da qualificação para o Mundial feminino de 2011. O único tento luso na partida pertenceu a Edite Fernandes, jogadora do FK Donn, da Noruega.

E é precisamente para a Noruega que a "Figo no feminino", Carla Couto, se vai mudar em breve, uma vez que assinou esta semana contrato até ao final de 2010 (com mais uma época de opção) com o FK Donn, equipa onde figura a colega Edite.

Carla Couto abandona assim o 1.º Dezembro, equipa de Sintra pela qual tinha conquistado a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional esta época. A aventura no estrangeiro, que a tornará profissional de futebol - ao contrário do que sucedia em Portugal -, não será estranha para Carla Couto, uma vez que a internacional lusa já actuou na China e em Inglaterra.

Paula Cristina atingiu as 100 internacionalizações

A número 9 da selecção feminina deverá ultrapassar o recorde de Figo e tornar-se, assim, a atleta com mais internacionalizações por Portugal (tanto no feminino como no masculino) já na quarta-feira, dia em que Portugal defrontará a Eslovénia no Estádio Municipal do Cartxo, às 18h, também em jogo a contar para a qualificação para o Mundial 2011 (para o qual Portugal já não tem hipóteses de se apurar).

Resta agora saber se a Federação Portuguesa de Futebol também empossará Carla Couto como embaixatriz do futebol (feminino), algo que aconteceu com Luís Figo e Fernando Couto após terem ultrapassado as 100 internacionalizações.

Também hoje, no jogo Finlândia-Portugal, outra jogadora atingiu um número redondo de internacionalizações. Paula Cristina, atleta do Gatões FC e capitã da selecção feminina, alcançou a 100.ª internacionalização na carreira.

Recorde aqui o vídeo "Mulheres que vivem do futebol", publicado pelo Expresso em Março, com a participação de Carla Couto.