Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

"Campeonatos estão ao rubro", por Nuno Melo

Leia a crónica do benfiquista Nuno Melo, intitulada "campeonatos estão ao rubro", e veja os palpites do Painel Expresso para a 29.ª jornada da Liga.

Fui um dos milhões de passageiros que ficaram impedidos de viajar à conta da nuvem causada por um vulcão na Islândia. Coincidiu este facto no tempo com uma Liga de futebol ao rubro. E a antecipação de uma eventual vitória benfiquista deixava perceber, como hoje, a euforia de muitos a par da azia de outros, que à falta de melhor argumento não desperdiçaram a ocasião para fazer humor refinado à conta da catástrofe natural.

Enquanto desesperava em Bruxelas pela notícia que me daria conta de um voo para Portugal, lá veio o sms da praxe, enviado em partilha por bons amigos portistas, com graçola à medida... Sabes porque é que estás aí? Culpa do Benfica. Tinham os cachecóis guardados há tantos anos na gaveta e quando os tiraram o pó criou a nuvem. Será. Mas até para isso esquecem o óbvio: para uma nuvem tão grande só mesmo muitos milhões de cachecóis, tantos quantos os adeptos do 'glorioso', numa escala sem comparação com a de qualquer outro clube.

Milhões, é verdade. E isso percebe-se um pouco por todo o mundo. Bruxelas não é excepção, sobretudo nos estabelecimentos nascidos à conta do 'mercado da saudade'. Onde haja portugueses emigrados, a par da bandeira nacional lá está, quase sempre, a do Benfica.

É assim por todo o mundo, onde, tal como por cá, se ferve na antecipação do final da época. Justifica-se. Afinal, estamos a muito pouco tempo dos embates que tudo decidirão. No Dragão, logo no Dragão, se tudo correr bem, o Benfica estará a horas de fazer a festa. Com os meus amigos portistas - os mesmos dos sms -, já combinei um bom local para assistir à contenda. E levo o meu cachecol, já bem arejado, que não tenciono guardar nos anos próximos.

Mas, na verdade, transporto também a ansiedade acrescida de quem tem outra disputa: o campeonato do Expresso, com poucos pontos a separarem os primeiros. Desde logo os pontos que me afastam de Manuela Ferreira Leite, o que equivale a dizer que separam o Sporting do Benfica. Corro para o título que tenciono recuperar, porque já foi meu. Mas sei que não vai ser fácil. Afinal, também aqui o campeonato está ao rubro.

Painel de Palpites Expresso para a 29.ª jornada:

Palpites do Painel Expresso, liderado por Manuela Ferreira Leite

Palpites do Painel Expresso, liderado por Manuela Ferreira Leite