Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica TV compra direitos da Liga inglesa

Jogos do campeonato inglês de futebol passarão a poder ser vistos no canal do Benfica

Getty Images

Acordo foi anunciado esta tarde no site oficial do clube. Contrato é válido por três anos e entra em vigor a partir da próxima época.

O Benfica anunciou esta tarde a aquisição dos direitos de emissão da Liga inglesa de futebol a partir da próxima época. O acordo para a emissão da prova na Benfica TV é válido por três anos e abrange um total de 380 jogos por época, divididos em 38 jornadas.

Os direitos exclusivos da prova para Portugal são atualmente detidos pela Sport TV. O canal detido a 50% por Joaquim Oliveira e pela Zon perde assim mais um conteúdo de peso para a próxima época desportiva, depois de ter falhado um acordo com o próprio Benfica para a renovação dos direitos de emissão dos jogos no estaádio da Luz do clube 'encarnado' na Liga portuguesa.

Sem divulgar os valores envolvidos no acordo com a Premier League, o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, refere apenas em comunicado que o facto de a Benfica TV poder "oferecer, nos próximos três anos, os jogos da Liga inglesa a todos os portugueses, e não apenas aos benfiquistas", é algo que o "enche de orgulho" e "aponta o caminho" que o clube quer para a Benfica TV.

Recorde-se que após o anúncio do fim das negociações com a Sport TV para a renovação dos seus direitos na Liga portuguesa, o presidente do Benfica avançou como alternativa a emissão dos jogos do clube no seu próprio canal de televisão. O modelo de negócio associado a essas emissões ainda não foi divulgado.

Além dos jogos da Liga inglesa, o acordo agora divulgado contempla ainda a emissão de um programa semanal com resumos da prova, uma antevisão de cada jornada e o magazine Premier League World.

Concorrência à Sport TV 

A Premier League vai assim somar-se aos jogos do Benfica na Liga Portuguesa e aos jogos do campeonato brasileiro de futebol entre o leque de conteúdos desportivos que a Benfica TV terá na sua grelha. Uma oferta que permite ao canal assumir-se como concorrente da Sport TV.

Ao mesmo tempo, esta oferta coloca um definitivo ponto final na expectativa de um eventual futuro acordo entre o clube 'encarnado' e Joaquim Oliveira para a continuidade dos jogos do clube na Sport TV, depois de o Benfica ter recusado, em 2012, uma oferta de 22 milhões de euros por época para renovar com a Sport TV.

Outro passo decisivo no futuro da Benfica TV poderá ser a sua entrada no pacote de oferta da ZON, o maior operador de cabo do país. A Benfica TV foi lançada em 2008 em exclusivo para o MEO, da Portugal Telecom, e está atualmente também disponível na Cabovisão e na Clix TV.