Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica regressa ao segundo lugar

Miccoli voltou a decidir e os encarnados passaram na Choupana, para a vice-liderança, beneficiando do empate do Sporting na Mata Real.

A 18ª jornada voltou a trazer mudanças na Liga. O FC Porto voltou às vitórias e, mercê do empate do Sporting, voltou a ter uma vantagem mais confortável sobre os rivais. O Benfica também aproveitou o deslize dos "leões" e subiu ao segundo lugar, a quatro pontos do líder, e com um a mais que o vizinho da segunda circular.

No restante, a ronda veio apenas confirmar tendências. O E. Amadora e o Boavista deram seguimento a impressionantes séries de jogos sem derrotas, o Paços de Ferreira mantém-se sem perder em casa e o Sporting sem ser derrotado fora de Alvalade. Depois há Liedson, que confirmou o bom momento, marcou o oitavo golo na Liga e deu seguimento àquela que é, até agora, a sua melhor série de jogos consecutivos a marcar, desde que chegou a Portugal.

Da argentina com Lucho

No cinema o recado vem da Rússia, com amor. No Dragão, esta semana, veio da Argentina, com Lucho.

"El comandante" puxou dos galões e, na ausência de Quaresma, chamou a si a batuta do tango do campeão. Para tornar a noite perfeita, o capitão escolheu, para seu par, quem melhor conhece a dança do país das pampas: Lisandro Lopez. E o seu compatriota não o deixou mal, marcando dois golos e rubricando excelente exibição. Resultado final: o FC Porto goleou a Naval (4-0), recuperou Adriano, que marcou após longo jejum, e ainda estreou Renteria e um novo esquema táctico, num 4x4x2 em losango.

Para os "dragões", agora é tempo de Liga dos Campeões, e vem aí o Chelsea, de José Mourinho, num dos jogos mais importantes da temporada.

O mundo dos pequenos

O que têm em comum Liedson, Cristiano e Miccoli? Os três são pequenos e, esta semana, os três foram decisivos para as suas equipas. Em Miccoli e Liedson, não é novidade, mas Cristiano, do Paços de Ferreira, encontrou no jogo frente ao Sporting o espaço para ter o seu primeiro grande momento na Liga.

Na Mata Real, o Sporting até jogou bem, até dominou, teve mais oportunidades, mas teve sempre pela frente um inspiradíssimo Peçanha, que negou aos "leões" uma vitória que pareceu sempre certa. Peçanha só não foi capaz de impedir Liedson de marcar, mas isso já seria pedir demais ao brasileiro do Paços.

Aí, quando se pensava que a vitória já não fugiria ao Sporting, surgiu Cristiano, em contra-ataque, a disparar um míssil que fuzilou Ricardo. Depois, estava na altura de continuar o festival de Peçanha, apostado em manter a invencibilidade dos "castores" em casa. Por fim, chegou o poste, a negar a Liedson um golo que parecia feito, após grande cruzamento de Romagnoli da esquerda.

Quem não se importou muito com o deslize do Sporting foi o Benfica que, na Choupana, impôs a terceira derrota caseira ao Nacional, de Carlos Brito.

O jogo não entusiasmou na primeira parte mas, após o intervalo, o Benfica melhorou, dominou e, depois, teve Miccoli que, depois dos problemas em torno do seu peso, parece mesmo disposto a mostrar que os seus quilos são fundamentais para a equipa. Nos últimos dois jogos, Fernando Santos bem pode agradecer ao "pequeno bombardeiro" as duas vitórias que a equipa somou.

Agora, o Benfica desloca-se a Bucareste, onde vai tentar confirmar a vitória conseguida no Estádio da Luz e seguir em frente na Taça UEFA. Entretanto, o conforto e a motivação da recuperação do segundo lugar já ninguém tira ao clube encarnado.

Nos restantes jogos, destaque para a vitória da U. Leiria sobre o Sporting de Braga, que coloca a equipa de Domingos Paciência no quarto lugar, em igualdade pontual com os bacarenses. Recorde-se que, tal como o Benfica, o conjunto de Rogério Gonçalves tem, esta semana, um importante jogo para a Taça UEFA. Em Parma, os minhotos vão tentar segurar a preciosa vantagem que conseguiram no Municipal de Braga.

RESULTADOS DA 18.ª JORNADA

. FC Porto – Naval, 4-0

. Boavista – Vitória de Setúbal, 1-1

. Paços de Ferreira – Sporting, 1-1

. Desportivo das Aves – Marítimo, 1-1

. Estrela da Amadora – Beira-Mar, 2-2

. Nacional – Benfica, 2-0

. União de Leiria – Sporting de Braga, 1-0

. Belenenses – Académica

Segunda-feira, 19h45, Estádio do Restelo [SPORTTV1]

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 43 pontos

. 2. Benfica, 39

. 3. Sporting, 38

. 4. U. Leiria, 28

. 5. Sp. Braga, 28

. 6. P. Ferreira, 26

. 7. Marítimo, 25

. 8. Nacional, 24

. 9. Naval, 24

. 10. Belenenses, 24 (menos um jogo)

. 11. E. Amadora, 21

. 12. Boavista, 20

. 13. Académica, 16 (menos um jogo)

. 14. Beira-Mar, 13

. 15. V. Setúbal, 13

. 16. Desportivo das Aves, 10