Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica pede à FPF para levar 'Apito Final' à UEFA

Um eventual impedimento da participação do FC Porto na edição 2008/09 da "Champions" possibilitaria a participação dos 'encarnados'.

O Benfica vai pedir à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que envie à UEFA a decisão da Comissão Disciplinar da Liga sobre o processo 'Apito Final', que condena o FC Porto por dois crimes de tentativa de corrupção.

"O Benfica vai pedir a certidão da decisão à Comissão Disciplinar da Liga e solicitar à Federação que a envie para a UEFA", afirmou o porta-voz dos 'encarnados', Ricardo Maia, depois do jornal "A Bola" de hoje noticiar um possível afastamento dos 'dragões' da Liga dos Campeões em 2008/09.

Em causa está a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento de Competições daquela prova - sobre o critério de admissões -, que impede a inscrição de um clube que "esteja ou tenha estado envolvido em alguma actividade relacionada em combinar ou influenciar o desfecho de um jogo, a nível nacional ou internacional".

Um porta-voz da UEFA esclarecera anteriormente que o organismo europeu já tem conhecimento da condenação do FC Porto, uma sentença que não mereceu recurso dos tricampeões nacionais.

Caso a inscrição do FC Porto seja rejeitada pela UEFA, o Benfica poderá garantir um lugar na 3ª pré-eliminatória da "Champions" e o Vitória de Guimarães a entrada directa na prova.

  • Eriksson fora da Luz e FC Porto em risco na 'Champions'

    Se o fim do namoro entre o Benfica e o treinador sueco é comum aos três diários portugueses, só "A Bola" refere a possibilidade dos 'dragões' falharem a Liga dos Campeões à conta do caso de corrupção em que foi condenado recentemente pela Comissão Disciplinar da Liga.

  • UEFA admite punir o FC Porto

    O organismo que tutela o futebol europeu só se pronunciará depois da FP Futebol comunicar oficialmente quais os clubes portugueses que garantiram lugares nas taças europeias em 2008/09.