Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica em campo "por Camacho"

Encarnados debatem-se com muitas ausências, mas empenhados em conseguir uma vitória para dedicar ao técnico espanhol, a passar por um momento difícil.

Ricardo Capela

Depois da eliminação do FC Porto, as esperanças portuguesas na Europa ficam entregues a Benfica e Sporting. Os encarnados entram em campo às 20h30 (SIC), para defrontar o Getafe. Um adversário acessível, em teoria, mas que ainda há poucas semanas foi vencer o Real Madrid ao Santiago Bernabéu. E, recorde-se, o Benfica não tem um historial favorável com equipas espanholas, num passado recente, tendo sido afastado por Barcelona e Espanhol nas duas últimas épocas.

No Estádio da Luz, a equipa encarnada está concentrada em conseguir um bom resultado, que lhe permita ganhar vantagem para a segunda eliminatória e dedicar a vitória a Camacho, de luto pela morte do seu pai.

O plantel benfiquista está muito limitado pelas lesões e pelos castigos. O técnico espanhol não poderá contar com Petit e Binya (castigados), e ainda com os lesionados David Luiz, Maxi Pereira, Nuno Gomes e Makukula. Problemas que obrigaram Camacho a chamar os juniores André Carvalhas e David Simão.

Na abordagem ao jogo, o adjunto Pepe Carcelen disse que "em casa é fundamental não sofrer golos", até porque, considera, "a eliminatória não acaba na Luz".

Já Luisão quer uma vitória para oferecer a Camacho: "Quando há notícias destas ficamos tristes, mas por outro lado dá-nos motivação para ter uma noite feliz e dedicar ao mister, com que trabalhamos diariamente e de quem todos os jogadores gostam", disse, na conferência de imprensa.

Para o central encarnado, um dos capitães de equipa, "a chave da eliminatória é sempre não sofrer golos, procurar defender bem e passar confiança para a equipa".

Laudrup deixa aviso

Na equipa espanhola não existem grandes estrelas, e talvez o treinador seja mesmo a figura mais conhecida de todo o plantel. Michael Laudrup foi campeão da Europa em 1992, na Suécia, e espalhou o perfume do seu futebol ao serviço do Barcelona e do Real Madrid.

Na antevisão ao jogo de logo, o dinamarquês deixou um aviso sério à nação benfiquista: "Nos jogos que realizámos para a Taça UEFA, marcámos sempre", disse, revelando ainda que sairia da Luz satisfeito com um empate a uma bola. O ex-internacional dinamarquês apontou ainda a qualidade da linha média do Benfica, e o perigo que representa Cardozo, como pontos fortes dos encarnados.

Na equipa a apresentar palos espanhóis há uma dúvida na baliza. Roberto "Pato" Abbondanzieri é o habitual titular, mas Óscar Ustari, também argentino, tem sido utilizado algumas vezes na Taça UEFA. Laudrup não esclareceu a dúvida, mas é provável que venha a optar pela experiência de Abbondanzieri.

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Edcarlos e Léo; Katsouranis e Rui Costa; Dí Maria, Nuno Assis e Cristian Rodriguez; Cardozo.

Getafe: Abbondanzieri; Contra, Belenguer, Cata Diaz e Licht; Pablo Hernnadez, Celestini, Casquero e Granero; Manu e Braulio.

Transmissão televisiva: 20h30 (SIC)