Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica e Braga procuram "oitavos"

Benfica recebe hoje o Dínamo Bucareste, enquanto o Sporting de Braga joga amanhã, diante do Parma, de Fernando Couto.

Dois meses depois da última jornada da fase de grupos, a Taça UEFA está de volta. Em prova, agora, estão 32 equipas, em busca de um troféu que está na posse do Sevilha. A equipa andaluz, recorde-se, venceu na final da última edição o Middlesbrough (4-0), num jogo realizado no Phillips Stadion, em Eindhoven.

Esta temporada, a grande final da competição que o FC Porto venceu em 2002/2003 está marcada para o dia 19 de Maio, no estádio Hampden Park, na Escócia.

Nos 32 clubes ainda em prova, estão duas equipas portuguesas – Benfica e Sporting de Braga – que procuram dar seguimento à boa prestação das equipas portuguesas nos últimos anos.

Em 2003, além da vitória do FC Porto, o Boavista atingiu as meias-finais, onde foi eliminado pelo Celtic Glasgow e que, na temporada de 2004/2005, o Sporting chegou à final, perdendo, em Alvalade, com o Spartak Moscovo por 3-1.

Quem vai sentir o terramoto?

O primeiro clube português a entrar em prova será o Benfica. Às 20 horas, o Estádio da Luz irá encher-se para receber a primeira-mão dos 1/16 de final da Taça UEFA. Pela frente, o Benfica terá os romenos do Dínamo de Bucareste, que contam, no seu plantel, com o angolano Zé Kalanga e, também, com o melhor marcador da competição, Claudiu Niculescu.

Depois da derrota na Póvoa de Varzim, para a Taça de Portugal, Fernando Santos quer regressar às vitórias, e respondeu à letra à provocação de um director dos romenos, que disse que a equipa quer "causar um terramoto na Luz". O engenheiro afirmou que "eles é que vão sentir o terramoto".

Para o encontro de hoje, Santos conta com a equipa na máxima força. Petit, Karagounis e Miccoli estão recuperados, e Derlei está também de regresso. Este jogo marca também o regresso de Rui Costa a jogos da Taça UEFA, competição em que o "maestro" não participava desde o dia 4 de Abril de 2002.

A favor do Benfica está a estatística, que mostra que os encarnados nunca foram eliminados por formações romenas. Universidad Craiova, Steaua e o próprio Dínamo de Bucareste foram, até agora, as presas da águia. Os adversários de hoje até venceram na Luz (1-0), corria a temporada de 1999/2000, mas, na Roménia, Maniche e Chano fizeram o resultado de 2-0, que deu o apuramento ao Benfica, comandado, na altura, pelo alemão Jupp Heynckes.

(Re)encontro de amigos

O Sporting de Braga entra em campo amanhã, às 19 horas, recebendo o Parma, de Fernando Couto. O clube italiano atravessa uma grave crise, ocupa o penúltimo lugar na Serie A e vai estrear, em Portugal, o novo treinador, Claudio Ranieri. No seu currículo o Parma conta com uma vitória na Taça UEFA, na temporada de 1998/1999, repetindo o êxito em 94/95.

Em 99, o Parma contava, nas suas fileiras, com estrelas como Buffon, Thuram, Cannavaro, Dino Baggio, Verón e Crespo, um cenário bem diferente do actual. Para os portugueses, além de Couto, Kutuzov, que já passou pelo Sporting, será o nome mais familiar.

Para o Sporting de Braga, uma vitória significa atingir, pela segunda vez na sua história, os "oitavos" da prova, repetindo assim a proeza da temporada de 97/98, então sob o comando do espanhol Fernando Castro Santos.

O Municipal de Braga será palco do reencontro de uma das grandes duplas de centrais da selecção nacional dos últimos anos: Fernando Couto e Jorge Costa. O defesa do Parma, com 37 anos de idade, brincou com o facto de o seu antigo companheiro estar, agora, com funções de treinador adjunto: "vou sentir que a minha idade está um pouco avançada... Mas como o João [Pinto] está no campo, ainda vai dar para compensar", disse.

Caso ultrapasse o Parma, o Sp. Braga jogará com o Tottenham, que se apurou automaticamente devido à desclassificação dos holandeses do Feyenoord. Já o Benfica, em caso de vitória, medirá forças com o vencedor da eliminatória entre AEK Atenas e PSG.

Os jogos da segunda-mão estão agendados para o próximo dia 22 de Fevereiro.

TAÇA UEFA

. Waregem (Bélgica) – Newcastle (Inglaterra)

. SPORTING DE BRAGA (PORTUGAL) – Parma (Itália), amanhã, 19h [SIC]

. Lens (França) – Panathinaikos (Grécia, amanhã, 19h45 [Sporttv1]

. Leverkusen (Alemanha) – Blackburn (Inglaterra)

. Hapoel Telavive (Israel) – Rangers (Escócia)

. Livorno (Itália) – Espanhol (Espanha)

. Feyenoord (Holanda) – Tottenham (Inglaterra)*

. Fenerbahçe (Turquia) – AZ Alkmaar (Holanda)

. Werder Bremen (Alemanha) – Ajax (Holanda)

. Spartak Moscovo (Rússia) – Celta Vigo (Espanha, amanhã, 16h [Sporttv1]

. CSKA Moscovo (Rússia) – Maccabi Haifa (Israel)

. AEK Atenas (Grécia) – PSG (França)

. BENFICA (PORTUGAL) – Dínamo Bucareste (Roménia, hoje, 20h [SIC]

. Steaua Bucareste (Roménia) – Sevilha (Espanha)

. Shakhtar Donetsk (Ucrânia) – Nancy (França)

. Bordéus (França) – Osasuna (Espanha, hoje, 17h [Sporttv1]

* Tottenham directamente apurado por desclassificação do Feyenoord