Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica com a liderança a um ponto

Golo de Petit, de livre, deu a vitória na Reboleira, sobre o Estrela da Amadora. Dia 1 de Abril, na Luz, os encarnados vão tentar o assalto à liderança.

Em semana de clássico é sempre assim. Todas as atenções se centram no jogo grande e quase se esquecem os outros actores de um elenco que conta com 16 personagens.

No entanto, a vitória do Sporting no Estádio do Dragão, e consequente reentrada dos leões na luta pelo título, deixou ao Benfica a hipótese de, vencendo na Amadora, ficar apenas a um ponto da liderança, quando, na próxima ronda, recebe, precisamente, o FC Porto.

O Benfica não rejeitou a oportunidade, venceu o Estrela da Amadora, e conquistou, assim, o direito de, no dia 1 de Abril, saltar para o topo da classificação, caso consiga vencer o campeão nacional no Estádio da Luz.

Pelo meio, a jornada teve outro destaque, chamado Belenenses: os azuis do Restelo venceram o Paços de Ferreira na Mata Real, quebrando a invencibilidade caseira da equipa de José Mota, que durava há mais de um ano, e saltaram para o quarto lugar da Liga. Nada mau, para um clube que começou a temporada sem saber se iria jogar na Liga ou na Liga de Honra.

Petit resolveu, à bomba

Na Reboleira, o Benfica não teve tarefa fácil. O Estrela foi uma equipa sempre muito bem organizada defensivamente, que soube anular as principais pedras da turma de Fernando Santos.

O Benfica sentiu muito a falta de habituais titulares, em especial Katsouranis, e a confusão instalou-se no meio-campo. Simão tentava, Petit empurrava a equipa para a frente, mas nada parecia funcionar, e a primeira parte terminou sem oportunidades reais de golo para nenhuma das equipas.

A segunda parte não trouxe novidades, mas o passar do tempo começou a mostrar algumas falhas defensivas do Estrela, que o Benfica, e Nuno Gomes muito em particular, não aproveitaram. O golo surgiu já nos minutos finais, por Petit, de livre directo. Uma bomba que desviou em Daniel e deixou Paulo Lopes sem hipóteses de defesa.

No final do jogo, Petit, herói da partida, destacou a redução da diferença pontual para o FC Porto: "Sabíamos que este jogo era importante, num campo difícil, perante uma equipa bem orientada e com bom plantel. Com esta vitória colámos ao Porto, que é o nosso adversário directo, e isso era o mais importante".

RESULTADOS DA 19.ª JORNADA

. Nacional – Boavista, 2-0

. FC Porto – Sporting, 0-1

. Desportivo das Aves – Académica, 2-2

. Beira-Mar – Marítimo, 2-2

. União de Leiria – Vitória de Setúbal, 1-1

. Paços de Ferreira – Belenenses, 0-2

. Estrela da Amadora – Benfica, 0-1

. Sporting de Braga – Naval, terça-feira, 20h30, Estádio Municipal de Braga [SPORTTV1]

 

CLASSIFICAÇÃO

. 1. FC Porto, 52 pontos

. 2. Benfica, 51

. 3. Sporting, 46

. 4. Belenenses, 34

. 5. Sporting de Braga, 32 (menos um jogo)

. 6. Paços de Ferreira, 32

. 7. Nacional, 31

. 8. União de Leiria, 30

. 9. Marítimo, 29

. 10. Naval, 28

. 11. Boavista, 25

. 12. Estrela da Amadora, 24

. 13. Académica, 20

. 14. Vitória de Setúbal, 16

. 15. Beira-Mar, 15

. 16. Desportivo das Aves, 13