Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Benfica – FC Porto, duelo de primeiros

Lideram a classificação e têm os melhores da Liga. Se a estatística ainda quiser dizer alguma coisa, a Luz será palco de um grande jogo.

Um clássico é sempre um clássico. Mas quando se joga a liderança de um campeonato a sete jornadas do fim da prova, ganha uma dimensão ainda maior.

Benfica e FC Porto têm uma rivalidade histórica, foram os vencedores das duas últimas edições da Liga e estão, neste momento, em condições privilegiadas para disputar novo troféu.

O FC Porto é primeiro, uma posição sempre mais confortável, como diria José Mourinho, mas a derrota da última jornada deixou o Benfica a apenas um ponto, e a equipa de Fernando Santos tem-se revelado imbatível no Estádio da Luz. Mas clássico é clássico, e aqueles 90 minutos não olham a história ou a classificação.

Quaresma e Simão, líderes da Liga

O FC Porto é primeiro, tem o melhor ataque e a melhor defesa da prova (46-12), o Benfica é segundo, tem o segundo melhor ataque mas apenas a terceira melhor defesa (43-15).

Simão Sabrosa, capitão do Benfica, é o melhor marcador da Liga, com 10 golos, e provavelmente o jogador mais decisivo do campeonato. Hélder Postiga persegue Simão na lista de goleadores, com 9 tentos, mas, no FC Porto, é Quaresma quem mais brilha, rivalizando com Simão na luta pelo melhor jogador da prova.

Por estas linhas, ficam descritos os ingredientes que fazem, em teoria, com que o clássico do próximo dia 1 fique na memória de todos pelas melhores razões. Porque está a liderança em disputa, porque estão alguns dos melhores intérpretes do jogo envolvidos e porque, certamente, estará um estádio cheio a proporcionar um ambiente digno apenas dos grandes jogos.

Para apimentar ainda mais, a Luz deverá ser palco do regresso de dois sobredotados. Dois “10” na verdadeira acepção da palavra: Rui Costa e Anderson estão recuperados das lesões que os têm atormentado, e a sua utilização é apenas uma questão de opção técnica.

Esperemos, então, que os protagonistas não desiludam…