Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Belenenses pode perder seis pontos

Em causa está a utilização do avançado em três clubes diferentes esta temporada, o que é proibido pela FIFA e pela Federação Portuguesa de Futebol.

Ricardo Capela

O Belenenses arrisca-se a perder seis pontos devido à possível utilização irregular de Meyong no jogo com a Naval, no passado domingo. A informação foi avançada pela SIC ao início da tarde.

Em causa está a utilização de Meyong em três clubes diferentes esta temporada, o que é proibido pela FIFA e também pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Meyong jogou uma partida pelo Levante, entrando para o lugar de Sávio. Depois transferiu-se para o Albacete, da segunda divisão, onde voltou a jogar e esta semana regressou ao Belenenses, tendo sido utilizado diante da Naval, num jogo em que, inclusivamente, marcou o golo que deu a vitória ao Belenenses.

Em causa está o ponto 3 do artigo 5º da FIFA, depois adaptado em Portugal pela Federação Portuguesa de Futebol e da Liga.

Os regulamentos da FIFA e da FPF dizem que um jogador pode ser inscrito por três clubes entre 1 de Julho e 30 de Junho do ano seguinte. No entanto, durante esse período, só poderão disputar jogos oficiais por duas equipas. O mesmo é dizer que Meyong podia ser inscrito pelo Belenenses, mas não poderia ter sido utilizado. 

O próximo passo será um procedimento disciplinar da Liga de Clubes e, caso se confirme que Meyong não poderia jogar, então a vitória será atribuída à Naval, e o Belenenses poderá perder mais três pontos, como punição extra.