Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Algarve abre maior kartódromo do país

Maior kartódromo do país - e um dos maiores da Europa - abre este fim-de-semana em Portimão, junto ao Autódromo Internacional do Algarve. Pista tem 168 configurações possíveis.

Mário Lino, correspondente no Algarve (www.expresso.pt)

Depois dos grandes, chega agora a vez dos mais pequenos. Falamos dos veículos que vão circular no Kartódromo Internacional do Algarve. Mas diga-se em abono da verdade: alguns, por mais pequenos que sejam, são impróprios para cardíacos. E o melhor é que vão estar ao alcance de todos os candidatos a piloto.

"Nós vamos ter 60 karts de aluguer, divididos por várias categorias, desde os mais fracos de 150 cc até aos mais potentes, com 40 cavalos", adianta ao Expresso Paulo Pinheiro, director do Autódromo Internacional do Algarve, estrutura também responsável pelo kartódromo.

Karts de competição também podem ser alugados

Uma das novidades do Kartódromo Internacional do Algarve, para além das competições internacionais que poderá albergar, é a disponibilização ao público de karts de competição. "As pessoas vão ter a possibilidade de experimentar pela primeira vez os karts de competição, de 125 centímetros cúbicos e 40 cavalos, mediante aluguer, o que não é de todo comum", explica Paulo Pinheiro.

"A versão mais longa tem 1,6 km de perímetro e este kartódromo permite ter três pistas a funcionar em simultâneo, mais uma só para crianças", acrescenta Paulo Pinheiro.

€11 milhões de investimento

A infraestrutura custou ao grupo do Autódromo Internacional do Algarve (administrado pela Parkalgar) cerca de 11 milhões de euros e será aberta ao público no próximo domingo, 16 de Maio, com o Rotax Max Challenge, naquela que será a segunda prova do Campeonato Nacional de Karting.

Ao todo, o maior kartódromo montado em Portugal terá 168 configurações possíveis e permitirá mais do que competições de kart: a pista, com uma largura de 9,5 metros (acima do que é normal) vai possibilitar a realização de testes de pneus e de automóveis até 200 cavalos de potência, bem como a realização de cursos de condução, funcionando como pista complementar ao circuito do autódromo.

As obras - cujo fim chegou a estar previsto para Abril- estão ainda em contra-relógio e só vão ficar terminadas nas vésperas do evento, pelo que a pista vai ser completamente nova para todos os pilotos em competição.

No Verão, a nova pista do Kartódromo Internacional do Algarve irá receber o Campeonato do Mundo da modalidade (World Series of Karting), no fim-de-semana 3/4 de Julho.