Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

Académica: o futebol em livro

São 716 páginas e mais de 1.500 fotografias, que percorrem a história da briosa.

Ricardo Capela

A vida da Académica já está em livro. João Mesquita e João Santana juntaram esforços e, juntos, construíram uma obra que seja "um instrumento para o debate, mais do que um álbum de recordações".

O Expresso falou com João Mesquita, um dos autores do livro, que explicou como surgiu a ideia e o que se pode encontrar no livro "Académica, história do futebol".

"A ideia surgiu da editora Almedina, que me fez a proposta. Aceitei, com a condição de agregar ao projecto o João Santana, que eu sabia ter um acervo documental fabuloso sobre a Académica, que vinha a ser construído desde 1974. Foi uma autêntica maratona desde Outubro de 2004", disse.

Um de século "estórias"

O livro percorre a história da Académica ao longo de quase um século. "Vai poder encontrar-se uma descrição, feita praticamente época a época, do futebol da Académica. Situamos o início do futebol organizado no clube em finais de 1911, princípios de 1912. No livro, procuramos contextualizar isso no cenário académico existente na altura. Partimos dessa contextualização para ir contando a história do futebol da Académica", revelou.

O trabalho tem 716 páginas e conta com mais de 1.500 fotografias. "Acho que o livro é um cruzamento de texto, estatística e imagem, e nós procurámos que houvesse um equilíbrio entre estas três coisas", contou João Mesquita.

Repleto de história, mas também de estórias, o livro conta "de onde surgiu o conhecidíssimo FRA, a origem da designação 'briosa' e do canelão, o pontapé no traseiro com que são brindados os jogadores da Académica quando se estreiam". Tudo isto num registo época a época.