Siga-nos

Perfil

Expresso

Tribuna

A última Volta à França de Armstrong

Lance Armstrong anunciou no Twitter que vai correr a última Volta à França. Aos 38 anos, o vencedor de sete edições do Tour é um dos candidatos à vitória na edição deste ano.

O norte-americano Lance Armstrong (RadioShack), detentor do recorde de vitórias na Volta a França em bicicleta, anunciou na segunda feira, através do Twitter, que irá alinhar, a partir de sábado, no seu ultimo Tour.

O texano, de 38 anos, é um dos candidatos à vitória final, em Paris, a 25 de julho, um ano depois do seu 3.º lugar, quando regressou à competição, pondo termo a três anos de "reforma antecipada".

"E sim, esta é a última Volta a França. Foi uma grande aventura. Partimos para viver três semanas formidáveis", escreveu Lance Armstrong, que corrigiu rapidamente a mensagem: "Perdão, queria dizer que é o meu último Tour".

Prestes a completar 39 anos, a 18 de setembro, o norte-americano, que alinha na RadioShack, juntamente com os portugueses Sérgio Paulinho e Tiago Machado, venceu sete edições da Grand Boucle, entre 1999 e 2005, depois de ter lutado contra um cancro.

Época atribulada

A época de Lance Armstrong foi perturbada por um vírus intestinal, que o afastou na "clássica" Milão-Sanremo, em março, e das clássicas da primavera, em abril, e também por uma queda na Volta à Califórnia, a 20 de maio. Nesse mesmo dia, antes da partida para a etapa, respondeu e rejeitou as acusações de dopagem feitas pelo seu antigo colega na US Postal, Floyd Landis.

Recentemente, o norte-americano concluiu a Volta ao Luxemburgo na 3ª posição e a Volta à Suíça na 2ª.

A 97.ª edição da Volta à França em bicicleta vai partir, no sábado, de Roterdão, na Holanda, integrando um percurso de cerca de 3600 quilómetros, que vão culminar, a 25 de julho, nos Campos Elísios, em Paris.