Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Future Places no Porto para saber o que é "local"

O festival Future Places é o resultado de uma parceria da Universidade do Porto com a Universidade do Texas em Austin. Neste festival discute-se o que é "local", na era global.

Jorge Fonte (www.expresso.pt)

O Future Places 2010 é um festival de Media digitais, que já vai na sua terceira edição, e procura discutir o conceito de o que é, ou o que será, "local" na era da globalização.

Organizado pelo CoLab, uma parceria da Universidade do Porto (UP) com a Universidade do Texas em Austin (UTA), o Future Places deste ano realiza-se de 12 a 16 de outubro e pretende investigar e fazer imergir as formas como os meios de comunicação digitais "podem e devem contribuir para o desenvolvimento da cultura local", quando difundem a um nível global.

Através de workshops, exposições, laboratórios, concertos, conversas, performances e partilhas, o público deste festival poderá dialogar com vários convidados, que vão de académicos ou artistas digitais a programadores culturais. Os curadores são Heitor Alvelos, da UP, e Bruce Pennycook e Karen Gustafsoon da UTA.

Este evento, que resulta da pergunta "Quais serão os nossos 'locais' futuros?", promete ser um festival de reflexão e de interação inovadora para aqueles que, segundo o comunicado da organização, "querem saber melhor que identidade cultural temos e como a podemos desenvolver, expressando-a digitalmente em toda a sua riqueza e potencial".

Edição 2010 para longo prazo

Nas edições anteriores foram apresentados projetos de sucesso em várias áreas e delineadas metas estratégicas, este ano será dedicado ao pensamento a longo prazo.

O Future Places 2010 acontece, tal como as outras duas edições, no Porto e a participação nos eventos é grátis nos cinco dias do festival, excluindo os workshops temáticos.

São vários os parceiros que ajudam na realização deste evento, como o projeto cultural Maus Hábitos, a Casa da Música, ou o canal Sapo.pt, entre outras universidades.