Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

“Todo um Mundo” em Gaia. Este evento é ideal para o fim de semana e tem entrada livre

Divulgação

O Fórum Gaia Todo um Mundo constrói uma ponte entre a arte e o pensamento para fazer da cidade um cais da sustentabilidade ambiental, entre esta quinta-feira e domingo, onde a bússola aponta para os desafios que o planeta impõe à humanidade

Está de regresso o Fórum Gaia Todo um Mundo, entre quinta e domingo, com a arte unida ao pensamento para colocar em foco a cooperação para o desenvolvimento sustentável. A programação, inteiramente gratuita, espalha-se por vários pontos do centro histórico, com debates, música, cinema, intervenções e performances de rua, arte urbana e contadores de histórias.

A exibição do filme “Douro, Faina Fluvial” (1931), documentário de Manoel de Oliveira, é um dos destaques da segunda edição do certame, onde a produção de massa crítica está em primeiro plano, com vários especialistas nacionais e internacionais, como Geoffrey Lean, o jornalista ambiental mais antigo do mundo.

“Pretende-se envolver todos na responsabilidade partilhada com o planeta, que no limite pode pôr em causa o nosso mundo e até mesmo a nossa existência”, refere Nuno Cobanco, um dos programadores. “O Fórum GTM tem assim como desígnio fomentar o desenvolvimento de uma sociedade civil mais ativa e consciente da sua responsabilidade na criação de um mundo mais equitativo e mais justo”, acrescenta o responsável.

Vila Nova de Gaia será, durante quatro dias, um cais ligado ao planeta, onde atracam as preocupações ambientais e as questões fundamentais para o futuro da humanidade. A oferta cultural divide-se em cinco áreas estruturantes - pensamento, música, cinema, performance e artes visuais -, às quais se juntam um encontro de contos, instalações e uma rota de petiscos.

Este é um evento para encher a barriga de ideias, dando música a uma causa coletiva, com concertos distribuídos por vários palcos improvisados da cidade, como o Zé da Micha, a Capela do Convento Corpus Christi, o Armazém 22, a Mercearia do Bernardino, entre outros. Os artistas Bruno Pernadas, Haëma, Maiden Radio, Joan Shelley, Oso Leone, Anthony Joseph, Alberto Montero e Bombino são alguns dos nomes para ver e ouvir até domingo.

A programação integral pode ser consultada AQUI.