Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Arquiteto João Barros Matos fará Museu da Resistência e da Liberdade em Peniche

Os resultados do concurso foram divulgados esta terça-feira e os projetos vencedores estarão em exposição no Museu de Arte Popular, em Lisboa, a partir de 20 de junho

O Museu Nacional da Resistência e Liberdade, no Forte de Peniche já tem projeto arquitetónico. João Barros Matos será o coordenador do projeto ganho em concurso público pelo seu ateliê AR4.

Em 2.º lugar ficou o concorrente FSSMGN Arquitetos, Lda, arquiteta coordenadora Margarida Grácio Nunes e em 3.º lugar o arquiteto Marcelo de Gouveia Cardia.

O concurso público levado a cabo pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC) teve como júri o arquiteto Alexandre Alves Costa (presidente), o arquiteto João António Serra Herdade, o arquiteto João Mendes Ribeiro, a arquiteta Sofia Aleixo e o designer Henrique Cayatte.

Recorde-se que o futuro Museu Nacional da Resistência e da Liberdade já dispõe de uma página eletrónica própria (http://www.museunacionalresistencialiberdade-peniche.gov.pt/), na qual a DGPC apela à partilha de histórias de vida e testemunhos pessoais, que irão enriquecer a memória histórica coletiva a preservar neste futuro espaço museológico.