Siga-nos

Perfil

Expresso

Agressoras sexuais, uma realidade desconhecida

A questão da agressão sexual perpetrada por mulheres é o tema que o psicólogo clínico e forense Mauro Paulino aborda na primeira das duas crónicas bimensais de novembro no Expresso Diário

No programa da SIC “Alta Definição”, Daniel Oliveira entrevistou o músico angolano Matias Damásio. Quando o entrevistador lhe perguntou sobre o que nunca havia contado a ninguém relativamente à sua infância, revelou, ao minuto quatro, ter sido vítima de abuso sexual, aos 12 anos, em troca de comida, por parte de uma vizinha com cerca de 40 anos (entrevista completa AQUI).

Confirmando a tendência de que a maioria dos abusos sexuais são cometidos por pessoas próximas e de que as vítimas ocultam os comportamentos abusivos que estão a sofrer, o convidado assumiu que “na altura não tinha consciência de que era uma coisa tão má”. “Não me pesou tanto. (...) Só percebi que eu sofri abuso sexual muito mais tarde. (...) Hoje olho para os meus filhos e de facto, às vezes, lembro-me disso. É uma coisa que me dói e ela era horrível para caraças. (...) Lembro-me como se fosse hoje”.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para descarregar as edições para leitura offline)