Siga-nos

Perfil

Expresso

Blogues da Rede Expresso

Estreias de dança e música em Alcobaça e na Benedita

É de estreias absolutas que se faz o próximo fim-de-semana do XVIII Cistermúsica - Festival de Música de Alcobaça. A primeira é amanhã, 26 de Junho, no Cine-Teatro de Alcobaça e trata-se do mais recente espectáculo da CeDeCe - Companhia de Dança Contemporânea.

Gazeta das Caldas / Joana Fialho

"Contos Dançados de 3 Países" recuperam histórias de Portugal, Canadá e Croácia, em estreita relação com o tema "Música e Literatura" que dá o mote à edição deste ano do festival alcobacense. Da cultura dos Inuit, membros da nação indígena esquimó que habitam a região ártica do norte do Canadá, chega-nos "The Inuit God'd", coreografada por Jacques St-Cyr.

Da Croácia, vem "Before Dream", acerca do tema balcânico e coreografado por Stasa Zurovac e com música inédita de Marjan Necak, natural da Macedónia. Finalmente, "Pão de Brites" recupera o acto heróico de Brites de Almeida, a famosa Padeira de Aljubarrota. A coreografia é de Fernando Duarte e a música de Mozart.

Patrícia Silva, Catarina Correia, Joana Puntel, Vanessa Vieira, Rafaela Reis, Maria Diogo e Luciano Fialho interpretam os três contos que sobem ao palco alcobacense a partir das 21h30.

No domingo, dia 27, o Cistermúsica vai até à Benedita, levando "Tubax" ao palco do Centro Cultural Gonçalves Sapinho. Os alcobacenses Sérgio Carolino (tuba), Mário Marques (saxofone) e Telmo Marques (piano) juntam-se ao Quarteto de Cordas Amoroso e a Ilária Vivan (harpa) e Paulo Jorge Ferreira (acordeão) para estrearem obras inéditas, e compostas especificamente para os músicos alcobacenses, de Mike Fitzpatrick (Austrália), Jerry Grant e Howie Smith (EUA), Pedro Santos e Paulo Jorge Ferreira (Portugal) e Paul Hanmer (África do Sul).

O espectáculo está marcado para as 18h00 e os bilhetes custam cinco euros.