Siga-nos

Perfil

Expresso

Jornal Nordeste

"Arte de bem educar e formar"

As instalações onde, antigamente, funcionou a Escola Profissional de Santo António, estão, hoje, "ocupadas" pelo Estabelecimento Prisional deIzeda. Apesar das mudanças, foram muitas as emoções que tomaram conta das cerca de 100 pessoas que, no passado sábado, participaram no 7º Encontro de Antigos Alunos Salesianos do Nordeste Transmontano. O evento ficou marcado, ainda, pela celebração dos 50 anos da chegada daquela Congregação religiosa a Izeda, em 1960, onde permaneceram durante 17 anos.

Jornal Nordeste / Sandra Canteiro

"Durante anos, os Salesianos trabalharam na educação dos jovens de Izeda e de toda a região", sublinhou Inocêncio Pereira, promotor do Encontro.

Além dos valores transmitidos às centenas de rapazes, a Escola Profissional de Santo António assegurava formação em áreas, como Carpintaria, Serralharia, Electromecânica e Artes Gráficas, entre muitas outras.

"Só em três anos, imprimiram-se milhares de livros na tipografia salesiana de Izeda, recordou o antigo aluno e monitor das escolas salesianas.

 

Salesianos saíram da vila transmontanos em 1977 

 

Mandado construir pelo Ministério da Justiça, o edifício, cujas obras arrancaram em 1951 e terminaram em 1960, foi "entregue" àquela Congregação religiosa, que tiveram que sair de Izeda, "apesar do relacionamento com as gentes da vila, que ficaram a dever muito aos Salesianos", salientou Inocêncio Pereira.

Manuel Esménio, antigo aluno da Congregação e professor de Arte Tipográfica na Escola Profissional de Santo António, recorda os tempos em que aquela instituição acolhia centenas de jovens dos dez aos 21 anos.

"Vinham alunos de toda a região para Izeda, porque o ensino Salesiano era muito diferente dos restantes, pois ajudavam os alunos a estudar, sendo, também, mais rigoroso e exigente", informou o responsável.

Em dia de festa, Junta de Freguesia de Izeda (JFI) prestou homenagem à Congregação Salesiana com a inauguração de um monumento no adro da Igreja Matriz.

"A passagem dos Salesianos ainda está patente em muitas memórias das gentes da vila, pelo que pretendemos criar um marco da vinda destes antigos alunos a este encontro", explicou a presidente da JFI, Rosa Pires.

A par desta iniciativa, a via de acesso ao actual Estabelecimento Prisional de Izeda vai passar a chamar-se de "Rua da Congregação dos Salesianos".



Mais informações aqui