Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Uma viagem cultural de comboio entre Torres

Vai realizar-se no dia 12 de Maio uma iniciativa que unirá as cidades de Torres Vedras e das Caldas da Rainha. Trata-se de uma viagem cultural, organizada pela Escola Secundária Henriques Nogueira, de Torres Vedras, e que pretende assinalar a comemoração das Linhas de Torres. 

Gazeta das Caldas / Natacha Narciso

O objectivo é dar a conhecer as imagens obtidas durante o concurso de fotografia "Ando a ler" - que esteve associado ao Plano Nacional de Leitura e que vai decorrer em Março e Abril de 2010.

Nesta viagem haverá partilha de livros, animação de leituras, música, sensibilização ao uso do comboio associado à defesa do ambiente, e reportagem artística. Segundo a professora Noémia Santos, da organização, é esperada a participação de 150 pessoas.

A exposição "Ler nas Entrelinhas" será inaugurada a 5 de Maio na estação de caminhos-de-ferro de Torres. Trata-se de um concurso associado ao Plano Nacional de Leitura e que vai decorrer em Março e Abril de 2010.

Além da mostra, também decorrerá a conferência "Comboio e o Ambiente" com a presença de autores de obras relacionadas com os caminhos de ferro. Com esta iniciativa, pretende-se chamar a atenção para o facto do comboio da Linha do Oeste como memória que foi da dinamização e unificação de cidades e gentes desta região e "todas as potencialidades que a sua modernização poderia constituir para a vida quotidiana, o turismo e o lazer", informa nota sobre a iniciativa.

As iniciativas ligadas à música, leitura, pintura, desenho ou fotografia vão ficar a cargo de artistas e de agentes pedagógicos e culturais associados ao projecto.