Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Rui Veloso apadrinha candidatura das Berlengas a Maravilha Natural

A candidatura do arquipélago das Berlengas às "7 Maravilhas Naturais de Portugal" é apadrinhada pelo cantor Rui Veloso, que se associou desde o início à causa de reconhecer esta ilha oestina como património natural nacional de excelência.

Gazeta das Caldas / Fátima Ferreira

Alem deste artista, mais sete personalidades se associaram a esta candidatura enquanto amigos da Berlenga, nomeadamente Carlos Magno (jornalista e comentador político), Ida Guilherme (artesã), João Lagos (empresário), Jorge Jesus (treinador de futebol), Miguel Arrobas (nadador), Pedro Salgado (biólogo e ilustrador científico) e Sónia Balacó (modelo e actriz). Em comum têm o facto do seu passado mais ou menos recente se encontrar sde algum modo ligado às Berlengas e ao reconhecimento da sua importância enquanto património natural de elevado valor conservacionista, cultural e histórico.

O "Arquipélago das Berlengas" foi designado como um dos 21 finalistas à eleição das "7 Maravilhas Naturais de Portugal" na categoria zonas marinhas.

Em 1981 estas ilhas foram classificadas como Reserva Natural e depois como Zona de Protecção Especial para Aves Selvagens e integrada na Rede Natura 2000. Em 2009, a autarquia de Peniche submeteu junto da UNESCO a candidatura das Berlengas a Reserva da Biosfera.

Além das Berlengas, a região encontra-se representada pelas Grutas de Mira de Aire (Grutas e Cavernas - Porto de Mós, Leiria).

As votações podem ser feitas, até dia 7 de Setembro, através de telefone, sms e pela internet, em www.7maravilhas.sapo.pt/#/pt/finalista.