Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Rastreio do cancro da mama nas Caldas, Tornada e Vidais

O concelho das Caldas recebe a partir do próximo dia 21 de Junho uma unidade móvel da Liga Portuguesa Contra o Cancro, destinada a proceder ao rastreio do cancro da mama nas mulheres com idades entre os 45 e os 69 anos.

Gazeta das Caldas / Natacha Narciso

A iniciativa terá lugar de 21 de Junho a 2 de Julho junto ao Centro de Saúde da Tornada das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 e às sextas-feiras só durante a manhã.

Nos Vidais decorrerá de 5 a 27 de Julho, nos mesmos horários. Nas Caldas da Rainha, a viatura estará estacionada junto ao Centro de Saúde de 29 de Julho até ao mês de Outubro (com uma interrupção para férias em Agosto), também nos mesmos horários.

Esta iniciativa, que é gratuita, decorre em colaboração com a Câmara, Juntas de Freguesia e o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte.

Esta acção da Liga Portuguesa contra o Cancro já se realizou no concelho das Caldas em 2008 e nessa primeira ronda obteve-se uma taxa de participação de 28%. Segundo nota de imprensa da Liga, este ano pretende-se atingir os 70% de comparência ao rastreio. Para tal serão convocadas, por carta, cerca de 90 senhoras por dia, num total de 10.103 utentes.

Pretende-se com isto diminuir a letalidade do cancro da mama através do diagnóstico atempado.