Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Obras interditam areal da Foz do Arelho

A passagem e a circulação de pessoas junto ao mar e no interior da Lagoa, na zona entre a Rocha do Gronho (Bom Sucesso) e a rotunda da Avenida do Mar (Foz do Arelho), está interdita durante o período em que as máquinas fazem a relocalização da "aberta". Este o teor de um edital da Capitania do Porto de Peniche que refere que esta interdição decorrerá durante o período do dia em que as máquinas estão a trabalhar, por forma a evitar acidentes.

Gazeta das Caldas / Fátima Ferreira

A medida justifica-se devido ao perigo de atropelamento das pessoas que circulem no areal por parte dos pesados camiões que ali se deslocam continuamente. Um perigo agravado em dias de nevoeiro, como documenta a foto tirada na passada terça-feira.

Estas medidas resultam da intervenção de emergência que está a ser realizada na Lagoa de Óbidos pelo INAG, com o objectivo de fixar a "aberta" mais a sul do que onde antes estava. As obras, que têm um custo de cerca de 320 mil euros e um prazo de execução de 70 dias, deverão estar concluídas em meados de Junho, altura em que começa a época balnear.

A nova "aberta" parece já bastante segura e procede-se agora à colocação de areia junto à Avenida do Mar. Um fenómeno curioso surgiu entretanto junto à zona da antiga "aberta" - uma mini-lagoa, com a sua mini-aberta, mesmo em frente ao bar Ala Norte e ao Hotel do Facho.