Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Nova directora da ESAD Caldas da Rainha quer estreitar ligação à comunidade e apostar na internacionalização

Tomou posse na passada segunda-feira, 17 de Maio, a nova direcção da Escola Superior de Arte e Design. O IPL escolheu Susana Rodrigues, docente da ESTG e doutorada em Gestão Estratégica para liderar a escola de artes caldense, face à incapacidade dos professores da própria escola escolherem uma direcção. Os subdirectores propostos pela nova directora são Rodrigo Silva e Ana Sacramento, ambos docentes da ESAD.

Gazeta das Caldas / Natacha Narciso

A nova directora chega numa altura em que a escola sofre uma grande intervenção no edifício que causou alguma polémica entre arquitectos, artistas e docentes, mas que agora está sanada, esperando-se que possam estar concluídas até ao final de 2010. Segundo Nuno Mangas, presidente do IPL, a ESAD deverá abrir dois novos mestrados no próximo ano lectivo.

"Entendi o convite para a direcção da ESAD como um desafio", disse Susana Rodrigues, a nova directora daquela escola, na cerimónia da tomada de posse. A nova responsável da escola quer "estreitar o relacionamento entre a escola e comunidade, com o tecido empresarial e com os meios culturais e artísticos". Pretende fazê-lo através do desenvolvimento de projectos, da oferta de acções de formação, da realização de eventuais prestações de serviços, e do envolvimento da escola em determinados eventos locais ou de âmbito mais geral.

A nova directora pretende ainda dinamizar "a internacionalização da escola", apostando na cooperação com outras instituições de ensino superior, unidades de investigação e organizações de cariz artístico.

Ainda se propões a apoiar a continuação da qualificação do corpo docente com o grau de doutor e à obtenção do título de especialista. A nova directora diz que está "pronta para escutar, conhecer as diferenças, reflectir e decidir".

Susana Rodrigues referiu-se à recente legislação publicada sobre o estatuto da carreira docente - afirmando que é importante que "os docentes concluam o quanto antes os seus doutoramentos" - e que também oferece novas oportunidade "a quem reúne as condições para requerer o estatuto de especialista". Dirigindo-se aos alunos diz-se disponível para "ouvir e colaborar, para trabalharmos em conjunto". A docente enalteceu docentes e discentes que têm conquistado prémios e com isso "projectado esta escola como uma escola de referência no mundo artístico".

Ao pessoal técnico, administrativo e de outros serviços disse que tinha "as melhores referências de profissionalismo e de lealdade", e que conta com eles, "com o seu já habitual envolvimento, para a caminhada que se nos apraz".

Antes Cidália Macedo, a directora que termina o seu mandato e que dirigiu a escola desde Fevereiro de 2007 fez um discurso curto de despedida referindo a profunda mudança causada pelo Processo de Bolonha e deixou votos de um futuro risonho para a escola. Despediu-se emocionada da instituição que dirigiu nos últimos três anos.

O presidente do IPL, Nuno Mangas, que presidiu ao acto da tomada posse, confirmou a abertura de pelo menos mais dois mestrados para o próximo ano lectivo na ESAD, um na área da Gestão Cultural e outro de Design. "Vamos alargar a oferta do 2º ciclo nesta escola e é um trabalho que vamos fazer agora com a nova direcção da escola", disse este responsável.

Para a constituição da nova direcção o Presidente diz que pesou a experiência académica e o dinamismo da nova directora , doutorada em Gestão Estratégica e que para subdirectores escolheu docentes da ESAD para "começar a preparar pessoas para que no futuro possam ter responsabilidades acrescidas nos órgãos de gestão da escola", rematou.

Carta Aberta de apoio à nova direcção

Os docentes da ESAD foram convidados a participar na cerimónia da tomada de posse e houve "um grupo que entendeu que tal facto deveria ser assinalado com uma carta aberta", disse Emídio ferreira, ainda presidente do Conselho Científico. Este docente diz que a carta é de boas-vindas à nova directora e que "chama a atenção para alguns aspectos e problemas que existem na escola, que precisam de ser resolvidos e que estamos à disposição para colaborar com a nova direcção". A carta, desde a passada sexta-feira, 14 de Maio, foi assinada por cerca de 40 docentes.

Susana Rodrigues é doutorada em Gestão Estratégica

Susana Rodrigues é doutorada (Doctor of Philosophy) em Gestão Estratégica, pela Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido e licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), do Instituto Universitário de Lisboa.

É professora adjunta e docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do IPL, desde 1992, leccionando as unidades curriculares de Estratégia Empresarial e Estratégia de Marketing, às licenciaturas de Gestão e de Marketing; Gestão Estratégica Avançada aos Mestrados de Finanças Empresariais, Negócios Internacionais e Controlo de Gestão; e Marketing de Novos Produtos ao Mestrado de Concepção e Desenvolvimento de Produto e Marketing Estratégico e Planeamento ao mestrado de Marketing Relacional. A docente é membro do Centro de Investigação em Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp) e colaboradora da Incubadora D. Dinis como membro do júri na avaliação das candidaturas à incubação de empresas. Organizou e co-organizou várias conferências internacionais, designadamente a GBATA - The Global Business and Technology Association (Julho de 2005), The European International Conference on Intellectual Capital, (Março de 2010), The Virtual Rapid Prototying - Vr@p (Outubro de 2009).

Subdirectores são docentes da ESAD

Rodrigo Eduardo Silva, natural das Caldas da Rainha, é doutorado em Cultura Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH-UNL), da Universidade Nova de Lisboa, e licenciado em Filosofia, pela mesma Faculdade. Actualmente, Rodrigo Eduardo Silva é professor adjunto da ESAD.CR, leccionando unidades curriculares na área da Estética e da Filosofia Contemporânea. É investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL) da FCSH-UNL e do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), do IPL, como membro do Grupo de Investigação em Artes e Estudos Cénicos (GIAE/C) e Pensar a Representação (PAR) da ESAD.CR. Organizou várias conferências na ESAD.CR e no IFP-Lisboa, sendo, também, comissário da Conferência Internacional Arte, Política e Pensamento para o Século XXI, a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian em 2010.

Ana Sacramento, natural de Lisboa, é doutorada em Música (Canto/Técnica Vocal) pela Universidade de Aveiro e licenciada em Canto, pela Escola Superior de Música de Lisboa.

Ana Sacramento é docente da ESAD.CR, desde 2004, e integra a direcção da escola, como subdirectora, desde Dezembro de 2008.

Efectua regularmente recitais a solo com o maestro Afonso Malão, tendo colaborado na gravação de um tema do CD "Placeta 7", do guitarrista de flamenco Carlos Zárate, em Granada (Espanha), como cantora e actriz na peça "O Homem Absurdo" de Alexandre Lyra Leite, para a Inestética Companhia Teatral. Colaborou com o Coro Gulbenkian e o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, tendo participado em óperas, concertos, digressões e gravações.

Foi solista do grupo Voz Ensemble, de Rodrigo Leão, tendo gravado os álbuns "Mysterium" e "Theatrum", e efectuado concertos em Portugal, Espanha, Brasil e Bélgica. Foi responsável pela direcção musical e vocal do musical "Romeu e Julieta - Uma História de Gatos", para o Teatro Infantil de Lisboa - Teatro Maria Matos, entre Novembro de 2003 e Maio de 2004 e colaborou na preparação vocal dos actores para a peça O Céu de Sacadura no Teatro Nacional de D. Maria II.