Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Festa dos Vizinhos mobilizou meio milhar de nazarenos

As gentes da Nazaré voltaram este ano a aceitar o desafio da Câmara Municipal e saíram à rua no passado dia 25 de Maio para participar na "Festa dos Vizinhos". Este ano foram mais de 500 os nazarenos que promoveram uma dezena de convívios nas ruas da vila, no Sítio, na Pederneira e no Rio Novo, locais onde se juntaram em verdadeiros arraiais populares.

Gazeta das Caldas / Joana Fialho

Para o presidente da autarquia nazarena, Jorge Barroso, a relevância da Festa dos Vizinhos reside no facto desta ser uma iniciativa que "incentiva as pessoas a vir para a rua e interagirem com a restante população". Assinalada na vila desde 2007, a Festa dos Vizinhos propõe aos residentes que se juntem em redor de uma mesa e confraternizem entre si. "Mais do que meros convívios, estas organizações estimulam o contacto interpessoal e ajudam a manter o sentimento de comunidade e a reforçar a identidade local", afirma o autarca.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a população nazarena não se fez rogada a uma noite de festa e juntou-se aos milhares de portugueses que comemoraram a Festa dos Vizinhos em locais como Coimbra, Sintra, Sesimbra, Setúbal, Sines ou Vila Nova de Santo André, numa organização do Comité Português de Coordenação da Habitação Social. Na Europa as comemorações contam anualmente com cerca de alguns milhões de aderentes, sobretudo na França (pais onde esta iniciativa teve lugar pela primeira vez em 1999), Bélgica e Suíça.