Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Festa dos Vizinhos anima Nazaré

O Dia Europeu dos Vizinhos, que se comemora na próxima terça-feira, 25 de Maio, volta este ano a ser comemorado na Nazaré com mais uma Festa dos Vizinhos.   Numa organização da autarquia, os munícipes são desafiados a saírem à rua e promoverem convívios com os que vivem mais próximo. Assinalado na Nazaré desde 2007, a Festa dos Vizinhos deu azo, em anos anteriores, a verdadeiros arraiais e churrascadas que juntaram centenas de pessoas nas ruas, nos jardins ou em pátios. Em 2009 foram cerca de 400 os nazarenos que participaram na festa.

Gazeta Caldas / Joana Fialho

O Dia dos Vizinhos começou a ser celebrado em França no ano de 1999, como forma de combater o isolamento nos meios urbanos, promover a solidariedade e fomentar relações de proximidade. Três anos mais tarde, este dia passou a ser assinalado como Dia Europeu e as comemorações têm mobilizado anualmente alguns milhões de europeus.

Em Portugal é o Comité Português de Coordenação da Habitação Social que promove as comemorações, que no ano passado decorreram em mais de duas dezenas de locais, juntando cerca de 21 mil pessoas. Um número que se espera repetir este ano, estando já confirmadas diversas festas para diferentes pontos do país, como em Coimbra e Sintra e em várias freguesias de Lisboa, Setúbal, Sesimbra, Silves ou Vila Nova de Santo André.

Os grupos interessados em aderir, na Nazaré, a esta iniciativa podem inscrever-se ou pedir mais informações na Câmara Municipal, ou através do tel. 262550010.