Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Espaço da Concas abre a 15 de Maio nas Caldas da Rainha

O núcleo museológico da pintora Concas vai abrir ao público a 15 de Maio no Centro de Artes. Designado "Espaço da Concas" ficará instalado nos ateliers municipais, onde funcionou a ESAD.

Gazeta das Caldas / Natacha Narciso

"É importante para a autarquia prestar homenagem à pintora, que é uma referência local e nacional", disse o presidente da Câmara, Fernando Costa, acrescentando que a autarquia fez um investimento de 250 mil euros para a implementação do museu naquele espaço.

Maria da Conceição Nunes (Concas) nasceu em Coimbra em 1946 e viveu vários anos em África. Voltou com os pais a Lisboa, cursou Belas Artes e veio morar para as Caldas em 1976. A pintora, casada com o escultor Antonino Mendes, leccionou em vários graus de ensino e estava na ESAD quando faleceu, vítima de doença súbita, em 1991.

A família doou as suas obras ao município para que este, em contrapartida, as albergasse num núcleo permanente. É o que vai acontecer no Dia da Cidade, e no último local onde a pintora leccionou.

Do Espaço Concas, que se espera que possa ser um local dinâmico, fazem parte entre 400 e 500 trabalhos entre pinturas a óleo, desenhos, aguarelas e trabalhos em técnica mista. Além da ESAD, esta artista esteve ligada a outras escolas caldenses, ao Museu de José Malhoa, ao Centro de Artes e ao Grupo de Artistas Caldenses.

Inaugurações nas freguesias

Das Festas da Cidade fará parte um programa comemorativo do primeiro aniversário do CCC que incluirá espectáculos de música e de dança.

Integradas também no programa está a inauguração do edifício do Centro de Repouso N. Sra. da Conceição em A dos Francos, que abre portas a 10 de Maio, pelas 15h30 e que representou para o município um investimento de 300 mil euros. O Polidesportivo da Serra do Bouro também faz parte destas comemorações e vai ser inaugurado a 24 de Maio.

Relativamente aos centros escolares, o primeiro a inaugurar será o de Sto. Onofre, cujas obras têm final previsto para finais de Maio ou início de Junho. Os complexos de N. Sra. do Pópulo, de Sta. Catarina e de Salir de Matos têm o seu final previsto para Julho ou Agosto. O Centro Escolar de Alvorninha é que só deverá abrir portas no final de 2009 pois a sua construção sofreu atrasos "devido a questões geológicas", explicou o edil.