Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Cencal marca presença na Semana Internacional da Cerâmica em Limoges

Termina hoje, 18 de Junho, na cidade francesa de Limoges, a Semana Internacional da Cerâmica, organizada no âmbito do projecto UNIC (Urban Netxwork for Innovation in Ceramics) do programa europeu URBACT.

Gazeta das Caldas / Natacha Narciso

Este projecto - que agrega as principais cidades cerâmicas europeias - é encabeçado pela cidade francesa de Limoges, seguida das cidades de Faenza (Itália), Stoke-on-Trent (Reino Unido), Sevilha e Castellon (Espanha), Aveiro (Portugal), Delft (Holanda), Selb (Alemanha), Pecs (Hungira) e Cluj Napoca (Roménia).

O Cencal é um parceiro a nível nacional da cidade de Aveiro e está a participar nas actividades, iniciadas a 15 de Junho, a convite daquela autarquia. Estava prevista para a passada quarta-feira (após fecho desta edição) a intervenção do centro de formação caldense através do seu director de Planeamento e também director da Gazeta das Caldas, José Luís Silva.

A conferência debate o futuro deste sector e a criação de uma rota europeia da cerâmica, na sequência da proposta feita pelas Caldas da Rainha e que tem por base a já existente rota da cerâmica portuguesa.

Durante estas sessões em Limoges vai haver tradução para chinês e coreano, significando que há delegações daqueles países presentes no evento.

O Pólo Europeu de Cerâmica também organiza uma mesa redonda que contará com as intervenções de David Smith, director do Laboratório GEMH do Centro Europeu de Cerâmica, Benjamin Musali da organização empresarial Cêrame-Unie, sediada em Bruxelas e de Arnaud Hory, director da Cerlase e presidente do Pólo Europeu de Cerâmica. Segue-se um debate da responsabilidade da Escola Superior de Arte de Limoges onde participarão um responsável da manufactura de Zsolnay da Hungria, Ronald Brouwer, chefe do projecto de exposições da Cidade de Delft, Bertrand Raynaud, presidente da Manufactura Raynaud e André Briggs, responsável de Desenvolvimento da cidade de Stoke-on-Trent.

Durante a realização da Semana Internacional da Cerâmica de Limoges haverá várias reuniões de trabalho entre as cidades participantes, visitas de trabalho à CRAFT  (Centro de Pesquisa das Artes do Fogo e da Terra), à Escola Nacional Superior de Artes de Limoges e ao Parque de Ciência Ester. Decorre ainda o Concurso Internacional de Criação em Porcelana, cuja exposição vai estar patente em várias salas da cidade de Limoges.

Serão ainda apresentadas exposições intituladas "O mundo secreto da cerâmica" organizado pelo Parque Tecnológico Ester e "Da terra e do foto, a aventura cerâmica", organizada pela cidade de Limoges, pelo Museu Nacional da Porcelana Adrien Dubouché e pela Rede dos Museus Nacionais. Esta última exposição reúne quatro centenas das peças mais representativas da história da porcelana europeia do século XVII ao XX.