Siga-nos

Perfil

Expresso

Gazeta das Caldas

Corporações de Bombeiros de Alcobaça homenageadas pela autarquia

As quatro corporações de Bombeiros que existem no concelho de Alcobaça estão mais bem equipados para auxiliar a população. Os voluntários de Alcobaça, Benedita, S. Martinho e Pataias receberam fatos e calçado apropriado para combate a incêndios e outros equipamentos, num dia em que a autarquia prestou homenagem aos Soldados da Paz.

Gazeta das Caldas - Joana Fialho

No passado dia 30 de Maio a cidade de Alcobaça acolheu as comemorações daquele que foi o primeiro Dia Municipal do Bombeiro. De manhã as quatro corporações participaram no simulacro de um acidente com um autocarro e um veículo ligeiro em plena Avenida dos Combatentes. Uma oportunidade para os voluntários mostrarem algum do equipamento de que dispõem e várias técnicas utilizadas diariamente no socorro às vítimas de acidentes rodoviários.

Da parte da tarde percorreram algumas artérias do centro histórico da cidade num desfile motorizado e apeado e participaram na cerimónia oficial do dia. Onde receberam os equipamentos.

À corporação de Alcobaça a autarquia entregou dez fatos de combate a incêndio Nomex e à da Benedita ofereceu cinco aparelhos respiratórios Arica. Os voluntários de São Martinho receberam 34 pares de botins de combate a incêndios e 14 calças Nomex. Por fim coube aos Bombeiros de Pataias a oferta de 65 pares de botins de combate a incêndios. Equipamentos que contribuem para que Alcobaça seja "um concelho seguro, porque possui meios materiais e humanos para proteger a comunidade", garantiu o comandante dos Bombeiros de Alcobaça, Mário Cerol, em representação das quatro corporações, naquela que diz ter sido "um dia de grande significado para todos os Bombeiros".

Em dia de homenagem o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, salientou a importância do voluntariado numa altura em que o país atravessa grandes dificuldades e elogiou o trabalho de socorrismo garantido pela "dedicação diária de muitos homens". Acreditando, também, que o concelho de Alcobaça dispõe dos meios necessários à protecção da população, o autarca apelou à partilha de experiências, de conhecimento e de auxílio entre as corporações, "para que o concelho funcione como uma só voz".

Depois desta primeira edição, a promessa do executivo autárquico liderado por Paulo Inácio é que o Dia Municipal do Bombeiro será comemorado em Alcobaça todos os anos.