Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Sedução: Vozes que fazem tremer

Não é preciso um sussurro no ouvido, basta o tom certo para nos levar às nuvens. O aparelho vocal pode ser a verdadeira arma da sedução, saiba porquê.

Liliana Coelho (sapato nº 37) (www.expresso.pt)

Lembro-me da minha avô durante anos estar apaixonada pela voz de um locutor de rádio, mas assim que o viu na TV caiu na desilusão. Por norma, quando alguém escuta uma voz pela rádio ou televisão, projecta logo uma imagem da pessoa - consegue imaginar o físico, a idade e até o nível cultural. E a decepção vem muitas vezes.

Também no jogo da sedução a voz tem um papel vital, mas pode haver o reverso da medalha. Vários estudos revelam que pessoas com voz atraente são mais activas sexualmente. Já as mulheres interessam-se sobretudo por homens de voz grave que têm um maior nível de testosterona. Elas podem até não saber, mas o timbre grave aumenta a probabilidade de uma bem sucedida reprodução genética.

Vozes monocórdicas captam também a atenção dos saltos altos. Segundo um estudo das Universidades da Califórnia e da Pensilvânia, citado pelo Telegraph, o timbre monótono masculino é valorizado pelas mulheres pelos valores que lhe são associados, como a independência, o poder e a confiança. Daí vozes como as de George Clooney ou Clint Eastwood serem consideradas irresistíveis.

Das 150 vozes analisadas, aquelas que foram consideradas mais sensuais pertenciam a homens que foram mais precoces a iniciar a sua vida sexual e que eram mais infiéis. Por isso, para escolher o pai dos seus filhos, pense duas vezes antes de ouvir a voz que a leva ao céu...ou não.