Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Mundial: Há ketchup mas faltam tomates

Entre vuvuzelas e bate-bocas, tenho um feeling que, mesmo com o envio de ketchup, o molho da selecção nacional vai continuar com sabor a "mostarda de lamúrias". (Com vídeo e fotogaleria)

Raquel Pinto (sapato nº37) (www.expresso.pt)

Este Mundial tem os ingredientes para ser em tudo diferente. O enigmático continente africano arrisca-se a conhecer o lado B de Portugal: "O choradinho". A história do apuramento foi agonizante. No entanto, conseguimos. E agora?

Prestação crua no primeiro jogo do campeonato com a Costa do Marfim. Seguiu-se o cozinhado das conferências de imprensa. Queiroz culpa o árbitro e Drogba. Deco aponta o dedo ao seu general com críticas arrasadoras e no dia seguinte diz-se arrependido e pede desculpa. Não é sua intenção prejudicar a "sua" selecção. Como o próprio confessou, a poucos meses do início deste campeonato, Portugal foi a segunda opção na lista fase à inexistência de uma vaga na equipa brasileira.

Calem-se e joguem à bola!

Cristiano Ronaldo figura no top dos jogadores sensuais do torneio, mas a sorte não esteve do lado de Portugal com a digna nota "zero" no ataque das "quinas". Os tomates de um dos melhores jogadores e mais bem pagos do mundo não chegam. Mas não há problema, diz a marca Guloso. Vai uma ajudinha a caminho para que o CR7 consiga explodir frente à Coreia do Norte e dar o ketchup que tantos portugueses anseiam.

Deixem-se de fraquezas de espírito, baixem as expectativas, e cumpram o vosso trabalho. Calem-se. Joguem à bola. Até agora, o único molho que servem é o de "mostarda de lamúrias". Vuvuzela para cá, vuvuzela para lá... A ver vamos se depois do embate surge mais uma ideia peregrina destes iluminados. A "guerra psicológica" e um santo pedido à FIFA: uma indemnização pelos danos causados pela corneta mais famosa do mundo.

"Lá na África do Sul, país de Nelson Mandela, o instrumento vuvuzela" pode ser... arte! Ou... menos irritante e ensurdecedor. Não acredita? O programa televisivo "Newsnight" da BBC de terça-feira preparou uma surpresa aos telespectadores. Veja o vídeo.

O Mundial teve início precisamente há uma semana. A vuvuzela é já um ícone da edição 2010.