Siga-nos

Perfil

Expresso

A vida de saltos altos

Genes abençoados à distância de um clique?

Rede social na Internet quer perpetuar a beleza através de um banco online de esperma e óvulos. É mais um passo para excitar os egoísmos e preconceitos...

Raquel Pinto (sapato nº37) (www.expresso.pt)

BeautifulPeople.com, a rede social de origem dinamarquesa criada em 2002, onde os cibernautas são submetidos a uma avaliação online baseada nos atributos físicos captados em fotos, anunciou esta semana que os encontros entre membros resultaram em pelo menos "600 bebés lindos".

Em virtude do sucesso declarado, surge agora a criação de um serviço muito especial à humanidade: o "Beautiful Baby" (Bebé bonito). Partilhar a beleza e assegurar os atributos estéticos às gerações futuras através de um banco de esperma e óvulos. Mas, desta vez, o préstimo não irá ser um exclusivo para membros. "Todos, mesmo as pessoas feias, gostariam de ter crianças bonitas e não podemos ser egoístas com os nossos genes atraentes", justificou Greg Hodge, o director do polémico site.

Pessoas com o mesmo interesse no conceito de beleza vão poder partilhar informações. Há quem defenda que o novo serviço poderá ajudar casais com problemas de infertilidade. Porém, com ideias como esta arriscamos gerações preconceituosas, egoístas e superficiais.

E quando a beleza de uma pessoa tropeça no degrau seguinte à impressão do ideal "86-60-86"? No exame mais aprofundado, por vezes descobrimos um padrão oco, falta de inteligência, erros de palmatória, tontice, nulo sentido crítico... Na sociedade invasiva em que vivemos, esquecemo-nos da essência das pessoas e de como isso é importante para o nosso bem-estar e felicidade.

Será que nesta regulação virtual e altruísta dos genes, com direito apenas ao deleitoso embrulho, alguém se esquece de mencionar durante a operação fabril que o material é duplamente abençoado com o aumento dos seios no ano passado, uso regular de botox e alteração do nariz com o milagroso Photoshop...". É que não vá o Diabo tecê-las nesta investida de maximizar as hipóteses de ter filhos bonitos. Eis a sedutora pertença a esta plástica comunidade do belo.

A Vida de Saltos Altos também está presente no Facebook. Na página desta popular rede social qualquer um pode ser amigo deste blogue. Clique para visitar.

A Vida de Saltos Altos é presença assídua no Twitter, onde estão todos os posts deste blogue. Junte-se às pessoas que aí nos seguem. Clique para visitar.