Siga-nos

Perfil

Expresso

VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Conversa com especialistas: gestão de carreiras (III)

Não há empregos para toda a vida por isso a gestão da carreira é hoje é um grande desafio para todos os profissionais que querem ser disputados no mercado de trabalho.

Há uns anos, a gestão de carreiras era uma responsabilidade das organizações para com os colaboradores, até porque estes depois de lá entrarem nunca mais mudavam de emprego. Com as profundas transformações ocorridas no mercado de trabalho, cada profissional é responsável pela sua carreira, independentemente de trabalhar numa ou em várias organizações.

O mesmo é dizer que temos hoje que tomar decisões que nos levam a seguir determinados caminhos profissionais em detrimento de outros, a experimentar o sentimento de perda e a gerir tensões associadas ao risco da nossa escolha.

Este é, sem dúvida, um grande desafio ao qual devemos dar resposta com muita resiliência, pois mesmo que sejam muitas as adversidades temos que ter uma grande capacidade de adaptação à mudança e, acima de tudo, vontade de vencer.

Mas afinal como se gere uma carreira hoje?

Conversamos mais uma vez com as três especialistas da área de Recursos Humanos e verificamos que há muitos aspectos a considerar.

Paula Baptista, Managing Directora da Hays em Portugal, considera que "o que caracteriza uma carreira bem sucedida é a capacidade de estabelecer e cumprir as metas a que se propõe", pois apesar de parecer um processo simples "exige o estabelecimento de várias regras, sempre associadas a uma atitude perseverante". De certa forma, "a definição de objectivos claros e concretizáveis permite obter resultados num menor espaço de tempo e modificar os planos de acção, caso algo não ocorra conforme o planeado".

A responsável da Hays em Portugal lembrou ainda que o profissional deve "manter-se actualizado e integrado no meio onde quer desenvolver a sua carreira, de modo a reciclar conhecimentos", "desenvolver a sua rede de contactos (networking) na medida em que estes podem proporcionar novas ideias para o seu trabalho e indicar novas oportunidades, a partir da troca de experiências" e "procurar estar sempre em contacto com fontes que considere importantes, de modo a tornar visível o seu trabalho".

Para Paula Calmeiro, Directora de Delegação da Sales Hunters, as decisões alusivas à carreira não devem ser tomadas de ânimo leve. Segundo esta especialista, "uma carreira deve apresentar coerência e consistência, ou seja, deve ser mantida dentro de uma mesma linha. É valorizada a especialização e a estabilidade, pelo que as mudanças constantes de emprego e de áreas de actuação e funções não são valorizadas. Já não existe o emprego de toda a vida, mas devem ser avaliadas e ponderadas as mudanças efectuadas".

A Directora da Sales Hunters, fez questão de recordar que todo o profissional deve "investir em formação profissional nas áreas em que actua" e "manter-se atento ao mercado de trabalho, pois as melhores oportunidades podem surgir quando existe estabilidade e satisfação, para além de que um profissional é mais valorizado quando está no activo".

Lúcia Silva, Responsável pela Área de Recruitment, Selection & Assessment da SHL Portugal - People Solutions, deixou algumas dicas úteis para quem está a trabalhar e pretende gerir de forma eficaz a sua carreira:

  • Ser esforçado, persistente e contribuir para os resultados da organização;
  • Ser flexível e adaptar-se à mudança;
  • Adquirir experiência em diferentes áreas, de forma a ter uma visão cada vez mais abrangente.

Segredo das decisões de carreira

Parece ficar claro que para tomarmos boas decisões na carreira é essencial dedicar tempo suficiente a esta questão, saber exactamente o que pretendemos alcançar e ter coragem para agir.

Diríamos que ao invés de esperarmos que as portas do mercado de trabalho se abram para nós, devemos ser nós próprios a abri-las na altura certa. As oportunidades não existem para quem não as procura. Por isso, sejamos proactivos em relação à nossa carreira!

Este espaço também é seu! Se quiser sugerir temas, envie as suas propostas para ana.santiago.lopes@gmail.com.

Seja bem-vindo/a ao VIPP!

Quem é Ana Santiago? Conheça a autora do blogue VIPP