Siga-nos

Perfil

Expresso

VIPP (Valorização da Imagem Pessoal e Profissional)

Conversa com especialistas: Carreiras Promissoras (IV)

Numa altura em que se fala muito de crise e desemprego fomos conhecer as áreas onde estão a surgir mais oportunidades de trabalho.

Quais as carreiras mais promissoras?

Esta foi a última questão que lançamos a especialistas de Recrutamento e Selecção que entrevistamos, com o objectivo de descobrir as tendências actuais do mercado de trabalho. Talvez não seja novidade para quem está atento a esta realidade mas ficam aqui registadas as áreas profissionais mais solicitadas:

Área Comercial

Esta é talvez uma das únicas áreas onde as oportunidades de trabalho nunca pararam de surgir. Segundo Paula Baptista, Managing Director da Hays em Portugal, "os perfis comerciais continuam a ser os que desempenham um papel preponderante na estrutura das empresas, independentemente do clima económico. É deles que depende a prospecção e gestão da carteira de clientes, e consequentemente a capacidade para incrementar o volume de negócios de qualquer empresa".

Paula Calmeiro, Directora de Delegação da Sales Hunters, empresa especializada na contratação de perfis comerciais, confirma a tendência, acrescentando que este mercado "requer cada vez mais profissionais mais especializados, sendo também oferecidas carreiras bastante promissoras".

Por fim, adianta que na área comercial, os sectores das tecnologias de informação são os que oferecem situações com condições mais vantajosas.

Energias Renováveis

Desde a Conferência de Copenhaga, realizada entre os dias 7 e 18 de Dezembro de 2009, que as energias renováveis e ambiente ganharam maior expressão. Portugal é um país atractivo para se investir em energias renováveis e está já bem posicionado, na medida em que possui a maior central solar fotovoltaica do mundo (na Amareleja - Alentejo) e tem o segundo maior componente de energia eólica.

Contudo, e apesar deste segmento apresentar uma tendência crescente, a aposta é recente, daí que se verifique "alguma escassez de recursos humanos de componente técnica nesta área", tal como refere Paula Baptista.

Uma breve análise do mercado do ensino e formação permitiu constatar que a oferta formativa nestas áreas aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Na maior parte dos casos, as Pós-Graduações e MBAs existentes resultam de parcerias nacionais e internacionais, como é o caso do ISCTE e a Columbia University, do Instituto Piaget e a Funiber e da ISEL e a Vulcano.

Indústria

De acordo com Paula Baptista, "na vertente industrial, começamos a assistir a algum investimento em I&D, associado a novos produtos ou processos, nomeadamente em áreas que estão directamente ligadas com a Grande Distribuição ou sectores como o Têxtil, Químico e Alimentar", pelo deduzimos que o mercado de trabalho está a procurar profissionais especializados nesta matéria.

Área Financeira

Esta é uma área onde têm surgido várias oportunidades de trabalho. Segundo a Managing Director da Hays em Portugal, "na área financeira, mantém-se a procura de Controllers, perfis de Crédito e de Cobranças, de modo a assegurar a gestão e recuperação financeiras das organizações" e espera-se a dinamização da "procura de perfis de Tesouraria e Contabilidade", na sequência do arranque definitivo do Sistema de Normalização Contabilística.

Saúde

O mercado da saúde também oferece algumas oportunidades de trabalho. Paula Baptista diz que "deverá perdurar a procura por Medical Managers e Medical Science Liaison ou Medical Affairs, estes dois últimos graças ao crescimento das empresas de Biotecnologia".

Tecnologias de Informação

O mercado das TI "deverá manter a tendência de crescimento verificada nos últimos meses, reforçando os seus quadros através da contratação de profissionais especializados". Aqui os profissionais mais requisitados são os de Consultoria ERP, BI CRM e SAP e Técnicos de Implementação, bem como Técnicos e Engenheiros de Redes e Soluções Unificadas, refere Paula Baptista.

Profissionais Promissores, porque não?

Para Lúcia Silva, Managing Consultant da SHL Portugal, "não existem carreiras promissoras, mas profissionais promissores!".

Mais palavras para quê? Talvez valha a pena pensar nisto...

Este espaço também é seu! Se quiser sugerir temas, envie as suas propostas para ana.santiago.lopes@gmail.com.

Seja bem-vindo/a ao VIPP!

Quem é Ana Santiago? Conheça a autora do blogue VIPP