Siga-nos

Perfil

Expresso

Exames do dia

Ex-ministros reúnem-se

Maria Luísa Vasconcelos, Professora da Universidade Fernando Pessoa

Reunião de ex-ministros. De Economia. E de Finanças.

Seguramente pela preocupação com os problemas que a economia portuguesa atravessa, alguma elite reconhecida na área da macroeconomia concerta a sua interpretação para os problemas que se somaram durante mais de vinte anos, com um conhecimento majorado por neles terem vivido (e participado). Da pseudo-solução, em fase final de consenso, nada se saberá de imediato, salvo se algum email jornalístico para a Madeira a destapar.

Não havendo milagres em Economia, fica a dúvida subliminar sobre se esta reunião poderá não ser mais do que uma visão polarizada da Economia, enquadrada pela prática profissional e interessada de cada um, e provadamente desenquadrada da matriz política recentemente refeita.

O palaciano político que se sinta desenquadrado desta renovação, poderá objectivar uma nova forma de fazer a Economia. Mas será mau sinal procurar atalhos.

Importante será procurar o mérito ou demérito que as duas ou três grandes obras produzirão na Economia, e que apenas aparentemente esgotam o confronto das oposições. Qual o impacto do investimento público projectado no emprego e produto interno? Qual a capacidade de participação financeira da banca nacional nesses investimentos? Qual o impacto na dívida pública que os grandes investimentos vão produzir? Qual a relação entre o tempo de pagamento desse agravamento de dívida e a vida útil desse grandes empreendimentos?

Importante é uma discussão pública que não aponte ao eventual engano de outros, para produzir o próprio engano. Portugal precisa.

Clique na imagem para visitar o site da Universidade Fernando Pessoa

Este texto é da inteira responsabilidade do autor e da entidade representada.