Siga-nos

Perfil

Expresso

O Vento nas Velas

Armando Martins Janeira

O Embaixador Armando Martins Janeira (1914-1988) foi o responsável pelo ressurgimento dos estudos sobre as relações luso-nipónicas em Portugal. O seu livro O Impacte Português sobre a Civilização Japonesa, publicado pela primeira vez em 1970 continua a ser uma obra de referência. Dentre os seus colaboradores mais próximos, destacou-se Pedro Canavarro, que assim definiu o diplomata no prefácio à 2ª edição do Impacte, em 1988.

Pedro Canavarro

"Armando Martins Janeira foi - sem dúvida - o português que durante este século mais viveu o Japão (...).

Armando Martins Janeira foi ao fim e ao cabo embaixador em ambos os países tanto quanto profundo conhecedor de ambas as culturas! Numa perspicácia equilibrada de quem não sendo insensível ao futuro consubstanciado já no forte crescimento económico, político e cultural do Japão, estimula tanto quanto pode e acredita tanto quanto deve no espaço e presença portuguesa como valores actuais e actuantes para o Japão do século XXI.

Esta perspectiva de encontro actual renovado sobre o impacto passado consegue-o inteligentemente Armando Martins Janeira, descobrindo-o em si mesmo enquanto transmontano que percorreu o mundo. (...) Percorrendo o mundo, buscando especialmente no continente asiático as fontes do seu pensar em constante projecção, ultrapassando Wenceslau de Moraes no encanto nipónico ensimesmado na tradição milenária, é Armando Martins Janeira o maior obreiro neste século da ponte a construir nesta centúria entre Portugal e o Japão.

É uma vasta arcatura que ele projecta, arrancando de ambos os lados sobre os pilares do primeiro encontro entre o Ocidente e o Oriente, ora revendo-se na Terra e na Água que nos colocaram face a face, ora no repensar conjunto que a aprendizagem humilde sempre implica a quem, em cada civilização, sempre encontra o necessário e o complementar do seu Todo".

Para mais informações sobre este grande vulto da cultura portuguesa veja o seu site - http://armandomartinsjaneira.net/





Coordenação



Cristina Castel-Branco e João Paulo Oliveira e Costa



Assistência Tecnica



Inês Pinto Coelho e Margarida Paes



Colaboradores



Alexandra Curvelo, Ana Fernandes Pinto, Leonilde Alfarrobinha, Pedro Canavarro