Siga-nos

Perfil

Expresso

Chamem-me o que quiserem

A democracia vai bem, vê-se pelas greves e manifs

Henrique Monteiro

Henrique Monteiro

Redator Principal

Provavelmente o leitor não sabia (eu também não) mas houve 500 dias de greve de transportes desde que este Governo tomou posse. A informação é prestada com todo o pormenor aqui ('Público').

Umas boas almas, preocupadas com o facto de podermos chegar atrasados ao trabalho, decidiram fazer um autêntico serviço público: o sítio da Internet hagreve.com. Aí poderá verificar que hoje (e até dia 31) há greves, na Carris e na SATA, ao trabalho suplementar e às horas extraordinárias, e que na CP há greve ao trabalho extraordinário e aos dias de descanso e feriados, até dia 2 de janeiro. Calma, porque no dia 31 há greve nos STCP, na Carris, a partir das 18 horas, na EasyJet, nos Transportes ao Sul do Tejo e na Groundforce. No dia 2 também há greve no Metro de Lisboa, até às 10 da manhã, e no dia 7 na Rodoviária do Tejo.

Se acham que isto não é um bom indicador da democracia, saibam que até ao dia 4 de novembro (e desde o princípio do ano) houve, contabilizadas pela PSP, 1477 manifestações, o que dá uma média de 4,7 manifestações por dia. Se contarmos que 843 dessas manifestações foram na capital, temos que em Lisboa houve quase três manifestações diárias até ao princípio de novembro. Quero crer que a média se manteve.

Ora entre greves e manifestações, não houve violência, repressão policial que fosse extremada, enfim, quase nada digno de nota. Eis um bom balanço.

Se querem um melhor, cito as palavras de José Adelino Maltês ao 'Público': Portugal viveu um ano extremamente cordato numa "teatrocracia" onde impera a "estética neorrealista", evidenciando que "a democracia está forte".

Eu sei que isto contraria um pouco o que dizem muitos manifestantes e ativistas de rede social, mas esse é o paradoxo da liberdade - o que não a mata, fortalece-a.

Twitter:@HenriquMonteiro              https://twitter.com/HenriquMonteiro   Facebook:        http://www.facebook.com/pages/Henrique-Monteiro/122751817808469?ref=hl