Siga-nos

Perfil

Expresso

Blogue Brother

Debate final do PSD

Antes da última escolha dos militantes do PSD, os candidatos à liderança tiveram um encontro na SIC. Os bloguers têm uma palavra a dizer.

Os quatro candidatos à liderança do PSD encontraram-se ontem, na SIC, para um último debate antes do acto eleitoral. Os blogues não deixaram passar o momento para fazerem uma reflexão sobre a discussão a quatro vozes.

No Arrastão, Daniel Oliveira elege Ferreira Leite como o candidato mais 'discreto' do debate. "Ferreira Leite não disse realmente nada. E por isso, como sempre, conseguiu manter o seu ar respeitável de ministra competente que mandou apertar o cinto mas deixou um défice generoso e acha que nunca ninguém vai ter o topete de o recordar."

Pedro Correia, no blogue Corta - Fitas, classifica a cara dos convidados. "Pedro Santana Lopes estava com cara de "Vou continuar a andar por aí". Mário Patinha Antão estava com cara de "Eu é que sou presidente da Junta." Pedro Passos Coelho estava com cara de "Liberal, eu?!". Manuela Ferreira Leite (será obrigatório ter três nomes para concorrer à presidência do PSD?) estava com cara de "Tirem-me daqui."

"Janela aberta no PSD"

Francisco José Viegas escreve hoje, no Origem das Espécies, sobre o apoio de Ângelo Correia a Pedro Passos Coelho. "Ângelo Correia anunciou que a candidatura de Passos Coelho à chefia do PSD é uma "janela aberta" (...). É uma declaração e tanto mas, vindo de Ângelo Correia, tanto desejo de ventania dá vontade de rir, o que é uma pena. É como se António Calvário aparecesse a defender a renovação da música portuguesa."



Do PSD à esquerda




Na blogoesfera também se escreve sobre o comício da esquerda, na próxima terça-feira, contra as desigualdades sociais, que vai contar com a presença do socialista Manuel Alegre como orador.



"Tem de ser a base para um esforço político consistente para construir uma alternativa à neoliberalização gradual do país conduzida pelo bloco central. Exigência e responsabilidade são as palavras-chave. E, talvez, esperança", diz João Rodrigues no Ladrões de Bicicleta.



Daniel Oliveira avista já o fim da maioria absoluta de José Sócrates. "Não vale a pena fazer especulações delirantes a partir daqui. Mas vale a pena perceber o aviso. A esquerda à esquerda do PS está a crescer. E é por esse flanco que Sócrates vai perder a maioria absoluta."