Siga-nos

Perfil

Expresso

100 reféns

Quem é que teve a ideia peregrina de inventar o Papamóvel?

Ao procurarmos a palavra Papamóvel no Google encontramos duas versões distintas: a papa móvel - entrega gratuita de ração e o papamóvel: veiculo onde se desloca o Papa.

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

Não desfazendo os cães, gatos e sua alimentação que me merecem todo o respeito, a busca que fazia prendia-se mais com o curioso veiculo em que se desloca o Papa.

A Igreja Católica tem metido bastante água ao longo dos tempos, é certo. Mas daí até enfiarmos o Papa dentro de um aquário gigante acoplado à parte traseira de um jipe Mercedes e passeá-lo enquanto este troca acenos com os fiéis parece-me um tanto ou quanto excessivo. O homem parece um atum enfiado na lata. Já vi sardinhas de escabeche com ar mais feliz. Algumas questões sobre a estranha viatura:

O veículo tem de ir à inspecção periódica? E se sim, é obrigatório ir com o Papa sentado no cadeirão do aquário ou a falta dele é motivo para chumbo? E se for um Cardeal, Padre ou um actor vestido de Papa o veículo passa na inspecção só com uma anotação, como se faltasse um dos médios no farol? O aquário tem de estar equipado com colete reflector e triangulo? O colete tem de ter uma bandeira do Vaticano ou pode ser daqueles de 4,99€ do Hiper China? O papamóvel tem macaco e sobressalente (estou a falar do pneu atenção)?

Se eu quiser adquirir um destes veículos posso? Em que concessionário? Na Mercedes do Vaticano? Traz uma Bíblia junto ao manual de instruções? É possível encomendar um preto metalizado, com chamas no capô e jantes de 20 polegadas daquelas que continuam a girar mesmo com o veículo parado?

Dentro do aquário é possível mandar instalar um sistema de som da BOSE e uma PS3? É obrigatório ouvir Enigma ou o CD do Padre Borga no habitáculo ou pode optar-se por algo menos tradicional? No aquário podem ser instaladas cadeirinhas de criança ou será imprudente devido aos últimos acontecimentos no seio da Igreja? E pode o aquário ser frequentado por pessoas não baptizadas ou temos de as borrifar com água benta à entrada?

A Brigada de Trânsito ou a PSP podem mandar parar um Papamóvel se este transgredir as regras de circulação ou apenas se infringir as Leis de Deus? Pode um agente obrigar sua Santidade a soprar no balão? Vejo o Papa sem cinto e constantemente a levantar-se para acenar e nunca vi ninguém autuá-lo por conduta perigosa em veículo automóvel a circular na via pública.

Se me empoleirar num descapotável equipado com uma estante em acrílico do Ikea no banco de trás, estiver todo vestido de branco e pendurado na 3ª prateleira desatar a acenar a tudo o que é transeunte posso esperar a mesma benevolência por parte dos agentes da lei? Não? Mesmo que vá a ouvir o CD do Padre Borga? Ah pronto então o melhor é deixar-me também eu de ideias peregrinas...