Siga-nos

Perfil

Expresso

100 reféns

Cinco motivos para Portugal ganhar à Espanha

Uma vitória sobre nuestros hermanos pode significar muito mais do que a passagem aos quartos de final do Mundial. Há muitas razões para além do simples resultado desportivo. Saiba quais.

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

1 - Portugal e Espanha estão os dois na fila da sopa das pobres economias europeias. Vencer a Espanha não altera absolutamente nada ao cenário mas pelo menos podíamos gozar com eles enquanto esperamos todos pelo caldo verde. Os gregos já foram à vidinha deles e estão neste momento a roer o chouriço no fundo do prato.

2 - José Saramago é vosso? " O tanas!". Lá porque o homem decidiu ir viver numa ilhota espanhola cheia de calhaus vulcânicos por estar farto de meia dúzia de calhaus (com dois olhos) portugueses não passou a ser vosso. Espero que o Simão Sabrosa em vez de andar a fingir que come hambúrgueres quando festeja só para ganhar senhas de happy meal tenha mas é uma T-shirt por baixo da camisola com a fotografia do "Mestre" a dizer: "Deus era Espanhol. Eu sou Tuga, conho!".

3 - Eles ficaram com Olivença. Nós ficamos no Mundial e, quem sabe, com uma taça. Parece-me justo.

4 - Podíamos ouvir novamente o primeiro-ministro José Sócrates a falar castelhano quando Zapatero lhe ligasse a dar os parabéns. É sempre um momento divertido e o povo precisa de boa disposição e sobretudo de "optimismo". E Sócrates é o Rei do Optimismo. Se houvesse um planeta Optimista, o nosso primeiro-ministro era o Sol lá do sítio. Fonte de luz e energia.

5 - Assim de repente não me lembro de mais nenhum. Mas historicamente qualquer motivo é bom para ganharmos aos espanhóis. Se quiserem colaborar acrescentem o quinto motivo na caixa dos comentários. Agradecido.

Quanto aos jogadores da selecção nacional só têm de recordar Brites de Almeida. Em Aljubarrota arrumou sozinha com sete castelhanos. Eles vão jogar onze contra onze por isso partem claramente em vantagem em relação à nossa padeira. Arrumem com eles.