Siga-nos

Perfil

Expresso

One web show

Reportagens vídeo chegam ao EXPRESSO

O site do EXPRESSO publica hoje a primeira reportagem vídeo, produzida por uma jornalista que até aqui limitava o seu trabalho à escrita. À semelhança do que já acontece nalguns jornais internacionais, o EXPRESSO passa assim a disponibilizar aos seus leitores mais um conteúdo multimédia.

A reportagem de Paula Cosme Pinto é um olhar rápido pelo 16.º Congresso das Comunicações. E é exactamente assim que queremos que seja, até porque a existência destes vídeos não implica que deixe de se escrever um texto sobre o assunto. Muito pelo contrário, o vídeo torna-se mais um elemento do pacote informativo que queremos dar aos leitores. Cada vez mais multimédia, cada vez mais diversificado.

Temos consciência que há detalhes a melhorar, mas o importante era dar este passo. Daqui para a frente, tendo em conta o "feedback" que recebermos – tanto de quem trabalha connosco como de quem nos visita no site –, começa a tarefa de limar as arestas. Vamos apenas acertar detalhes, pois a ideia não é sermos jornalista televisivos, até porque quando queremos reportagens de profissionais de televisão vamos pedi-las a quem percebe do assunto. Prova disso é a reportagem da SIC que também hoje colocámos no ar, numa acção de convergência entre meios do grupo: "A prisão-escola do 115", da autoria de Pedro Coelho com imagem de Rui do Ó e montagem de André Marques. 

Blogues, blogues e mais blogues

Continuando a aposta em formatos que fogem do conteúdo estritamente noticioso –  que teve inicío dia 1 de Jullho com o novo site –, o EXPRESSO inaugura hoje também três novos blogues. Mais blogues significa mais oferta de interacção com a comunidade dos leitores.

"Humoral da história: O blogue onde as notícias são dadas a rir" vai ser alimentado, pelo menos duas vezes por semana, por Rodrigo. Do olhar do cartoonista sobre a actualidade vão sair desenhos humorísticos de acontecimentos que sejam tema de conversa, por cá ou pelo mundo.

 



O cartoonista e ilustrador Rodrigo de Matos tem 31 anos. Fez o curso de Ilustração Editorial na Escuela Superior de Dibujo Profesional de Madrid, formação que combina com a licenciatura em Jornalismo da Universidade de Coimbra. Ao fim de seis anos de trabalho como jornalista – a maior parte deles no "Público" e no "Correio da Manhã" –, Rodrigo seguiu o caminho do cartoonismo, que classifica como "uma outra forma de olhar para o Mundo, igualmente jornalística".

"Emprego e carreira: O blogue para quem não tem medo de trabalhar"  é assegurado pela equipa do Expresso que produz o caderno "Emprego". É aí que quatro jornalistas vão deixar sugestões para quem procura emprego ou quer mudar de carreira, bem como responder a perguntas de leitores sobre o assunto.

"Palpites: O blogue onde aposta o onze VIP do EXPRESSO" tem a tabela com as previsões semanais dos jogos do Sporting, Benfica e Porto (mais um) feitas por convidados do jornal, que por esta ou aquela razão se destacam na sociedade portuguesa. Agora, além de poderem comentar os palpites, os leitores podem também lançar as suas próprias previsões.

Posto isto, resta desejar uma boa navegação neste grande one web show!

Miguel Martins

Editor de Multimédia do EXPRESSO